fbpx
jc1140x200

Secretaria de Saúde confirma segundo caso de meningite em Formiga

A equipe complementou o atendimento já iniciado por uma técnica de enfermagem do evento. (Foto: reprodução da internet).

A Secretaria Municipal de Saúde de Formiga confirmou, na tarde desta sexta-feira (5), o registro do segundo caso de meningite no município. De acordo com a pasta, a paciente é uma adolescente de 15 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta quinta-feira (4). Ela estava com sintomas de meningite, cefaleia e vômitos. Contudo, não apresentava estado febril.

No dia 25 de junho, também uma adolescente, de 16 anos, morreu em decorrência da doença na cidade.

A Secretaria informou que foi realizado um exame de coleta de líquido da espinha da adolescente, para que fosse detectado o tipo de agente infeccioso. O resultado preliminar apontou a presença de uma bactéria “gram-positiva” e o material foi encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para análises de confirmação.

O município informou que a paciente permanece internada e em observação. Os familiares e pessoas que convivem por pelo menos oito horas diárias no mesmo ambiente que a adolescente, estão sendo acompanhados. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Divinópolis e o Núcleo Central de Saúde também foram notificados e, conforme o município, estão prestando o apoio necessário.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as duas adolescentes diagnosticadas com meningite estudam na mesma escola, porém estão matriculadas em turmas diferentes. Enquanto a adolescente que faleceu em decorrência da doença pertencia à Classe “C” do 1º ano do Ensino Médio, a adolescente internada nesta quinta-feira pertence à Classe “A”. Por isso, o município afirma que “não há ligação entre os acontecimentos”.

Dia D

Neste sábado (6), será realizado o “Dia D” de regularização dos cartões de vacina da população. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios estarão atendendo a população durante o período matutino. As vacinas contra meningite devem ser tomadas por adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?