fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte inicia trabalhos para o desenvolvimento turístico

Na última semana, um turismólogo esteve na cidade para realizar o trabalho de Inventariação e Diagnóstico Turístico.

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, iniciou neste primeiro semestre de 2021, ações para o diagnóstico e desenvolvimento das potencialidades turísticas do município. “Em consonância com as políticas públicas estaduais de promoção da interface entre cultura e turismo, nós nos impusemos o desafio de fazermos avançar os dois setores e não um em detrimento do outro. É uma visão holística do que deve ser responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, que apesar de no nome já representar a junção das duas áreas, pela primeira vez vai concretizá-la”, anuncia o responsável pela pasta, Ismael Henrique Costa.

“É um trabalho complexo. Um processo que exige atuação em diversas frentes e com muitos apoiadores, mas o mais importante é que nós já o iniciamos. De imediato, aderimos às políticas de regionalização do turismo, exigência a nível estadual para o recebimento de recursos, e agora Santo Antônio do Monte integra o Circuito Turístico Campo das Vertentes, opção que melhor se identifica com nossas características culturais e turísticas”, explica ele, ao salientar que a escolha foi fruto de um estudo prévio.

O trabalho inovador ganhou mais um aspecto de ineditismo na última semana, quando o município recebeu pela primeira vez um turismólogo para realizar o trabalho de Inventariação e Diagnóstico Turístico. Leonardo Teixeira é consultor do Circuito Campo das Vertentes e esteve por uma semana percorrendo a área rural e urbana do município. O trabalho desenvolvido por ele tem como objetivo o fomento da atividade turística em nossa região, atuando de forma sustentável – economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente responsável.

“Santo Antônio do Monte é um local ímpar, de grande potencialidade turística, e isso pode ser facilmente constatado, seja por seus aspectos culturais, seu riquíssimo patrimônio natural, sua força econômica, seus eventos, mas principalmente por seu povo, que faz dessa terra um local mágico e único” declarou Leonardo.

A vinda do profissional foi precedida de reuniões e da organização de um grupo de colaboradores que mapeou os seguintes potenciais turísticos do município: ecoturismo, eventos e negócios e turismo religioso e cultural. “Agradecemos ao Prefeito Léo Camilo e o Vice-Prefeito Tiago Tumbum pela gestão ousada e verdadeiramente nova, que nos possibilita inovar. Agradecemos também a todos os nossos colaboradores, citando aqui a nossa colega Sirley Bolina da equipe da Secretaria de Cultura, que está atuando diretamente na área de turismo. Em especial, nosso agradecimento à Secretaria de Esportes pela adesão e parceria. Eu e o Secretário Renato Toxa fizemos questão de acompanhar toda a visita do turismólogo, percorrendo a nossa imensa zona rural, e vivendo in loco as experiências e potenciais de Samonte”, destacou Ismael. Os registros e apontamentos elaborados por Leonardo Teixeira nortearão os próximos trabalhos.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?