fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte e Bom Despacho apresentam risco de epidemia de dengue

A Ses (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) divulgou ontem (28) o balanço parcial do índice LirAa, que aponta indicadores sobre o índice de infestação do mosquito da dengue no Estado. De acordo com o levantamento, doze municípios mineiros apresentam alto risco de epidemia da doença. São eles: Bom Despacho, Brasília de Minas, Brumadinho, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Ituiutaba, Montes Claros, Nepomuceno, Santo Antônio de Monte, Ubá e Vespasiano.

A situação mais crítica é em Itabira, onde o número chega a 7,8%, o dobro do índice considerado de alto risco pelo Estado, que é de 3,9%. Diante do alerta, a prefeitura do município decretou estado de emergência e organizou uma força-tarefa para atuar no combate à dengue. Além da contratação de pessoal para atuar como agentes de endemias, serão intensificadas as notificações e multas aplicadas pelos fiscais aos moradores que dispensam o lixo incorretamente.

Em 2014, já foram registrados 252 casos da doença e nenhum óbito. Já em 2013, o Estado somou 353.687 pessoas infectadas e 116 mortes.

De acordo com a Ses, o LirAa corresponde a um levantamento rápido do índice de infestação por Aedes aegypti. É uma pesquisa amostral que aponta indicadores que permitam o combate otimizado dos focos do mosquito. Em 2014, 135 cidades acordaram a realização do estudo e 89 já encaminharam os resultados para a secretaria. O prazo para que todos os municípios enviem os dados é até a primeira quinzena de fevereiro.

Fonte: R7

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?