fbpx
jc1140x200

Santa Casa de S. A. do Monte emite nota de esclarecimento

Prezados leitores,

Cientes de algumas dúvidas da sociedade acerca destas duas instituições, estas têm a esclarecer que: a Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte é uma Associação Privada, filantrópica e prestadora de serviços públicos; ao passo que a Fundação Pedro Henrique Costa Brasil de Sousa trata-se de uma Fundação Privada, sem finalidade lucrativa, destinada ao apoio no serviço administrativo e de saúde prestado pela Santa Casa.

Ambas as instituições são fiscalizadas pelo ministério da saúde, auditorias SUS, Ministério Público, conselhos de classe, Anvisa e demais entes estatais.

Como tais, são dirigidas por conselhos sociais, fiscais, deliberativos e curadores, compostos por representantes do povo santoantoniense – conselhos estes que têm sido renovados, sucessivamente, há mais de 70 (setenta) anos quanto à Santa Casa e há cerca de 20 (vinte) anos quanto à Fundação Pedro Henrique.

Em ambas as instituições, os membros do conselho não percebem qualquer remuneração para tanto, de modo que prestam sua contribuição gratuita e voluntária.

São, portanto, instituições e patrimônios privados (que ofertam serviços para o poder público), conduzida pelo povo de Santo Antônio do Monte, cuja gestão é dele e voltada para ele (na forma de seus estatutos sociais).

Como todo hospital comprometido com o SUS, estas instituições experimentam precário apoio financeiro por parte do Estado. Na prática, elas vendem serviços para o Poder Público (especialmente para o Estado de Minas Gerais), o qual as remunera com valores abaixo do mercado e com sucessivos atrasos. Muitas das vezes, o poder público deixa de comprar serviços importantes à população (como determinadas cirurgias), o que inviabiliza que o respectivo atendimento seja feito gratuito, diante da falta de recursos financeiro para arcar com os seus custos. Ou seja, a Santa Casa (especialmente) oferta serviços SUS, de acordo com aquilo que lhe é contratado pelo Poder Público (União, Estado e Município) – de forma que eventual atendimento não prestado decorre, na maioria das vezes, do fato de que a Instituição não é contratada e nem remunerada para o mesmo.

Porém, dentro das suas limitações orçamentárias, ambas as instituições (Santa Casa e Fundação Pedro Henrique) se empenham em atender, a cada dia melhor, às demandas da comunidade, ampliando o seu leque de especialidades, de serviços médicos em geral e nunca deixando faltar leitos de internação para os cuidados da população.

Atualmente, tem como uma de suas prioridades a viabilização de um CTI (buscando, para tanto, parcerias com o Poder Público), por compreender ser esta uma das principais necessidades de nossa comunidade e por já contar, inclusive, com área física construída, à espera dos equipamentos e habilitação.

Eis um breve esclarecimento sobre estas entidades, as quais estão de portas abertas para receber qualquer um do povo que deseje sanar dúvidas sobre os serviços de saúde aqui prestados, bem como sobre as suas contas.

Atenciosamente,

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE

CNPJ nº 24.546.483/0001-92

FUNDAÇÃO HOSPITALAR PEDRO HENRIQUE COSTA BRASIL DE SOUSA

CNPJ nº 02.307.246/0001-36

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?