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Santo Antônio do Monte – Serviço de Convivência desenvolve oficinas de psicomotricidade

O Projeto de extensão “Brincar”, idealizado pela coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, a psicóloga Lara Camargo Dutra, é resultado de um convênio estabelecido entre PUC Minas e Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte.

Através dele, duas estagiárias do curso de Psicologia do 10º período da unidade da Universidade em Arcos, Paula Luisa Martuchelli Silva e Bruna Luiza Silva desenvolvem oficina semanal de psicomotricidade e realizam atendimentos às crianças frequentes no SCFV.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, antigo PETI, é um espaço de convivência, participação, formação da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade, a partir dos interesses, demandas e potencialidades nessa faixa etária.

As intervenções na instituição são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.

[pull_quote_left]Levamos para essas sessões, materiais como bola, espaguetes, tecidos, caixas de papelão para elas construam uma brincadeira, e por meio dela expresse os seus desejos, necessidades, medos, questões psicológicas como um todo[/pull_quote_left]

A Psicomotricidade é uma ciência que tem como objetivo, o estudo do homem através do seu corpo em movimento. Nela, a relação do indivíduo com o mundo é observada a partir do movimento e das corporeidades, analisando as relação e percepções que cada faz de si mesmo.

[pull_quote_right]O brincar não está ligado somente à diversão, entretenimento e lazer, o principal objetivo aqui é semiestruturar os momentos lúdicos para que as crianças ‘nos contem sobre elas’ enquanto brincam[/pull_quote_right]

As oficinas psicomotoras oferecidas no Projeto “Brincar”, visam promover o desenvolvimento das crianças, compreendendo, contribuindo e intervindo nesse processo. Através de movimentos livres, cada criança pode “falar” das suas próprias questões de uma forma simples, genuína, a partir da linguagem que ela mais domina que são as brincadeiras. Ou seja, “o brincar não está ligado somente à diversão, entretenimento e lazer, o principal objetivo aqui é semiestruturar os momentos lúdicos para que as crianças ‘nos contem sobre elas’ enquanto brincam. Levamos para essas sessões, materiais como bola, espaguetes, tecidos, caixas de papelão para elas construam uma brincadeira, e por meio dela expresse os seus desejos, necessidades, medos, questões psicológicas como um todo. Então o brincar é um meio privilegiado para que as mediadoras que são as estagiárias entendam a linguagem subjetiva das crianças e consigam, a partir disso, estabelecer uma comunicação eficaz pela via do corpo e movimento”, explicou Lara.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

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