fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Polícia Rodoviária Federal apreende toneladas de fogos de artifício

Caminhão com placa de Santo Antônio do Monte

A Polícia Rodoviária Federal(PRF) apreendeu cerca de 6 toneladas de fogos de artifício em um caminhão baú, de placa AKJ-5298, da cidade de Santo Antônio do Monte (MG), na BR-116-Sul, em Feira de Santana na manhã desta quinta-feira, 5.

De acordo com o inspetor Aguinaldo Filho, da PRF, a falta do rótulo de risco, do painel de segurança, de equipamentos de proteção individual e de situações de emergência são algumas irregularidades de uma série de infrações identificadas durante a abordagem. Foram identificadas também irregularidades na Guia de Tráfego, documentação expedida junto ao Exército.

[pull_quote_left]O condutor não utilizava traje mínimo obrigatório de segurança para realização do transporte[/pull_quote_left]

“O condutor não utilizava traje mínimo obrigatório de segurança para realização do transporte”, afirmou Aguinaldo.

A autorização de transporte de produtos perigosos emitida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estava vencida desde o mês de abril.

[pull_quote_right]Além das implicações em relação ao exército, tem as implicações ambientais pelo transporte de produto perigoso, que em desacordo com as normas estabelecidas constitui crime ambiental[/pull_quote_right]

“Além das implicações em relação ao exército, tem as implicações ambientais pelo transporte de produto perigoso, que em desacordo com as normas estabelecidas constitui crime ambiental”, complementou o inspetor Aguinaldo Filho.

A ocorrência será encaminhada tanto ao Ibama quanto ao Exército.

 

Fonte: Portal a Tarde

 

Outra ocorrência relacionada a apreensão de fogos

 

A polícia apreendeu, na manhã desta quinta-feira (05/06) 4,5 toneladas de fogos de artifícios em duas casas na Rua Direta do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador.

De acordo com a delegada Carla Santos Ramos, da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), foram encontradas 4 toneladas do material na casa de Eunice Ribeiro Conceição Santos, 64, e 500 kg na casa de Marcos Antônio Lourenço Sá Pinto, 43 anos. Nenhum dos dois possuía nota fiscal da mercadoria e nem autorização de armazenamento. Os produtos sequer apresentavam instruções de manuseio e data de validade.

Ainda segundo a delegada, havia material explosivo até na cozinha de uma das casas, próximo a um fogão.

No ano passado, fogos de artifício já haviam sido encontrados na casa de Eunice e foram confiscados, no entanto, a mesma não foi autuada nem presa. A delegada não soube informar porque o ato não foi repreendido na ocasião.

No depoimento, os dois comerciantes afirmaram que os lotes de fogos, contendo rojões, chuvinhas e bombas de tamanhos variados, chegaram a Salvador no dia 30 de abril, e seriam vendidos durante os festejos juninos, na capital, e durante os jogos da Copa do Mundo. Os fornecedores dos fogos, em Santo Antônio de Jesus e em Minas Gerais, também podem ser responsabilizados pela comercialização ilegal.

Eunice e Marcos foram autuados em flagrante por periclitação da vida e saúde (pelo armazenamento ilegal que provocava um grande risco comum) e por crime contra a defesa do consumidor (os fogos não tinham orientação de manuseio para o consumidor). A pena dos dois crimes juntos chega a 20 anos.

A polícia chegou às duas casas a partir de uma investigação após uma operação de fiscalização feita no ano passado em que 2 toneladas foram apreendidas.

A apreensão foi resultado de operação que faz parte de um cronograma de fiscalização de produtos perigosos, em uma ação conjunta da Delegacia de Defesa do Consumidor(Decon), Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados da Polícia Civil(CFPC) e o Exército.

 

Fonte: Portal a Tarde.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?