fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Município realiza campanha para cadastro de doares de medula óssea

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte, com o apoio estadual do órgão especializado em hematologia, realizará no próximo dia 21 de agosto, quinta-feira, a partir das 8h, no Laboratório Municipal, uma campanha para cadastro pessoas para doação de medula óssea.

Durante o evento na cidade acontecerá cadastro dos voluntários a doadores e em seguida, coleta amostra de sangue (10 ml) para a tipagem de HLA (características genéticas importantes para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME – Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação. O transplante de medula óssea é um procedimento seguro, de recuperação rápida e tranquila, em torno de 5 a 7 dias.

O que é medula óssea?

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos. Ela é responsável pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese). Medula Óssea é diferente de Medula Espinhal. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e transmite os impulsos nervosos.

Conhecida popularmente como “tutano”, a medula é formada por uma grande quantidade de ‘células-mãe’, que exercem a função de originar todas as células sanguíneas.  As células-mãe sofrem autorrenovação ou se diferenciam e passam por diversos estágios de amadurecimento, antes de migrarem para o sangue.

Quem precisa desse tipo de transplante?

Pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causadas por algum tipo de câncer no sangue, como leucemia e linfomas, além de portadores de aplasia medular, etc.

Quem pode ser doador?

Tudo seria mais simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e receptor. A compatibilidade da medula óssea é uma herança genética. E para realizar o transplante é necessário que a compatibilidade entre o doador e o receptor seja de 100%. A chance de encontrar uma medula compatível no REDOME é em média de 1 para 100.000.

Cerca de 60% dos pacientes não encontram doadores na família e

quando isso acontece, é preciso buscar um doador compatível cadastrado no Registro Nacional (REDOME). As chances de encontrar um doador não aparentado dependem do grau de miscigenação dos indivíduos na população. Então, quanto maior o número de brasileiros cadastrados no banco, maiores serão as chances dos pacientes acharem doadores compatíveis.

Para ser um doador, a pessoa deve ter entre 18 e 54 anos, gozar de boa saúde e não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas. É necessário apresentar o documento de identidade e doar uma pequena quantidade de sangue. Não é necessário ficar em jejum.

Como é feita a doação?

Após a confirmação da compatibilidade entre o doador e receptor, o doador poderá decidir sobre a doação. Se a resposta for positiva, é agendada a data do transplante.

Existem de duas formas de doar a medula óssea:

1) Punções na bacia: Os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico de, aproximadamente 90 minutos. São realizadas punções através de agulhas especiais, sob anestesia.

2) Aférese: Procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não necessita internação nem anestesia.

Doe vida em vida em vida… Doe esperança

Para muita gente, você pode representar a possibilidade de cura e a única chance de vida. Pense nisso: seja um doador de medula óssea.

 

medula1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?