fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Escolas municipais recebem duas salas de inclusão digital

Mais de 500 alunos serão beneficiados nas escolas Juca Pinto e Waldomiro de Magalhães Pinto. Inauguração aconteceu nesta terça (02/09)

 

O Prefeito Wilmar de Oliveira Filho e a Secretária Municipal de Educação Márcia Bernardes receberam nesta terça (02/08), a Procuradora do Ministério Público do Trabalho Elaine Noronha Nassif para a inauguração de duas salas de inclusão digital nas escolas municipais Juca Pinto e Waldomiro de Magalhães Pinto. Cada sala é composta de 10 computadores doados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). No total, mais de 500 alunos serão beneficiados pela implantação.

Os equipamentos foram doados por meio do Programa de Educação Contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), realizado pelo MPT em 2013. É um prêmio da instituição para as escolas que apresentam as melhores ações de combate ao trabalho infantil, ao trabalho irregular de adolescentes e à evasão escolar.

A Escola Municipal Juca Pinto se inscreveu, desenvolveu um projeto sobre o tema e foi premiada. “Todos os alunos terão acesso aos computadores no desenvolvimento das mais diversas atividades e inclusive com o recurso já disponível das lousas interativas”, explica a diretora Meire Cristina.

Segundo Elaine Noronha Nassif, este é o momento de retornar aos alunos o empenho e dedicação com que se envolveram no projeto Peteca. “Este esforço dos alunos e professores é merecidíssimo. Além deles terem aprendido o primeiro contato com o direito, com o estado democrático de direito, com seus próprios direitos de criança e adolescente, eles também meditaram sobre isso, produziram com sua própria criatividade e desenvolveram a percepção crítica com relação a este assunto. E ainda por cima, tiveram o reconhecimento de que este esforço vale a pena e vai continuar valendo a pena”, conta a Procuradora.

Além da Escola Juca Pinto, a Pré-Escola Maria Angélica de Castro – Castelinho foi premiada e por intermédio de sua diretora Helena Bessa direcionou a implantação da sala de informática para a Escola Municipal Waldomiro de Magalhães Pinto. Alunos e professores das escolas beneficiadas apresentaram números artísticos durante as solenidades.

[pull_quote_left]Ficamos muito felizes de trazer, através do Ministério Público do Trabalho, este benefício conquistado pelos valorosos trabalhos desenvolvidos por nossos professores e alunos. Com o início da construção este ano de um CEMEI no bairro Dom Bosco e uma escola no bairro Planalto, nós de forma lenta e gradual, evidentemente dentro das condições do município, mas acima de tudo com a vocação que Santo Antônio do Monte tem pela educação vamos construir uma sociedade diferente[/pull_quote_left]

“Ficamos muito felizes de trazer, através do Ministério Público do Trabalho, este benefício conquistado pelos valorosos trabalhos desenvolvidos por nossos professores e alunos. Com o início da construção este ano de um CEMEI no bairro Dom Bosco e uma escola no bairro Planalto, nós de forma lenta e gradual, evidentemente dentro das condições do município, mas acima de tudo com a vocação que Santo Antônio do Monte tem pela educação vamos construir uma sociedade diferente: conscientizada, responsável e com grandes instrumentos. E hoje, nossas crianças terão o apoio e o amparo para trabalharem com os melhores equipamentos de informática que existem no mercado. Queremos firmar novas parcerias com o Ministério Público do Trabalho e diante de um presente dessa magnitude, dessa importância, dessa significância para as crianças, temos que dizer que  Deus abençoe o trabalho da senhora e a generosidade do Ministério Público do Trabalho”, declarou o Prefeito Wilmar Filho.

 

 

Projeto Peteca

 

Após o descerramento das placas, a Procuradora do Ministério Público do Trabalho Elaine Noronha Nassif realizou uma capacitação para membros do Conselho Tutelar Municipal e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. “Uma evolução do projeto Peteca é integrar o Conselho Tutelar nesta nova rede de proteção à criança mais próximo da escola e do Ministério Público do Trabalho”, explicou.

O projeto Peteca objetiva combater a evasão escolar e promover ações que complementem a educação de crianças e jovens, incentivando o desenvolvimento de habilidades e esclarecendo sobre os malefícios físicos e psicológicos que o trabalho infantil pode causar.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?