fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte – Caps I Vida desenvolve atividades na Semana da Luta Antimanicomial

A equipe do Centro de Atenção Psicossocial de Santo Antônio do Monte – CAPS I VIDA, realizou entre os dias 12 e 21 de maio inúmeras atividades referentes à Luta Antimanicomial. No Brasil, o movimento tem início no dia 18 o marco da discussão política sobre os direitos humanos das pessoas acometidas pelo sofrimento mental.

Esta data remete ao encontro dos trabalhadores da saúde mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Único de Saúde – (SUS); está ligado também à experiência de de institucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

A programação deste ano em Santo Antônio do Monte promoveu reflexão, inclusão, informação, convivência e lazer para os usuários do centro. No dia 12 de maio, usuários e profissionais visitaram os PSFs, no dia 13, houveoficinas especiais durante a manhã e tarde de lazer na Praça de Esportes. No dia 14 foi realizado o 3º Matriciamento de Pontos de Atenção em Saúde Mental, com participação de representantes dos PSFs, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Fundação José Maria dos Mares Guia. O escolhido foi “Da exclusão ao cuidado”.A noite profissionais no CAPS, usuários e familiares se reuniram para uma confraternização em uma pizzaria na tradicional “Noite Nobre”.

No dia 15, os usuários aproveitaram o dia na AABB. Além de praticar vários esportes, o educador físico Hudson Dener coordenou uma gincanas. Um gostoso foi servido no final.

Através do “Alô Doutor!”, realizado no dia 16, os usuários puderam, de maneira descontraída esclarecer suas dúvidas sobre a doença mental. O evento contou com a participação do Dr. Theonaldo Caldeira, psiquiatra que atende no CAPS I VIDA.

Finalizando a Semana da Luta Antimanicomial, no dia 21 de maio, foi realizada a 3ª Mostra Cultural do CAPS I VIDA.Os convidados foram recebidos no Centro Turístico e cultural João Robson de Castro – CETUC, com chá e torradas. Os usuários expuseram artesanatos e pinturas. Destaque especial para o lançamento da 3ª edição do jornal CAPS em AÇÃO, leitura de poesias e encenação da peça teatral “Da exclusão ao cuidado”, coordenada pelos psicólogos Gabriela e Washington e encenada pelos usuários do CAPS. A coordenadora do CAPS, a psicóloga Márcia Castro fez pronunciamento na abertura do evento, no encerramento usuários e presentes deram depoimentos de vida.

 

10414229_10202360106381195_1541817309_o

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Antônio do Monte.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?