fbpx
jc1140x200

Saiba mais sobre as aulas remotas da rede estadual

A Secretaria de Educação de Minas Gerais informou através de uma coletiva de imprensa,como funcionarão as aulas remotas dos alunos de escolas públicas.

A partir desta segunda-feira(18), os alunos da rede estadual de escolas públicas já começaram a ter o retorno das aulas.Os alunos têm recebido atividades através de grupos das escolas por meio do aplicativo Whatsapp, onde também podem tirar as dúvidas com os professores. Na semana passada a Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais informou através de uma coletiva de imprensa como funcionaria o regime não presencial das aulas em função da pandemia da Covid-19.

O objetivo do ensino remoto é diminuir o impacto de aprendizados dos estudantes durante a paralisação das atividades presenciais.

Confira como vai funcionar as teleaulas

Para a realização do ensino, foi elaborado 3 ferramentas para o complementar o estudo dos alunos. O Plano de Estudo Tutorado        ( PET). Este plano se trata de uma apostila com orientações de estudos e plano mensal de atividades de fixação para os estudantes. Os materiais foram feitos considerando o grau de escolaridade dos alunos, desde a educação básica até o ensino médio. O plano também possui o objetivo de cumprir a carga horária do ano letivo dos alunos.

O programa de Tv “Se Liga na Educação”  será exibido de segunda a sexta-feira no canal da Rede Minas de Televisão e também poderá ser assistido através do site redeminas.tvAs teleaulas priorizará os conteúdos que os alunos têm mais dificuldades, uma hora da programação será transmitida ao vivo para que os estudantes possam tirar suas dúvidas. A distribuição dos conteúdos das disciplinas foram feitar por área de conhecimento.

  • Segunda- Feira: Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física
  • Terça-feira: História e Geografia
  • Quarta-feira: Matemática
  • Quinta-feira: Biologia, Química e Física
  • Sexta-feira: Programação para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O aplicativo “Conexão Escola”, unirá os conteúdos do PET, o programa de tv “Se Liga na Educação” e os materiais utilizados na teleaulas. Futuramente de acordo com o órgão, será possível que os alunos interajam com os professores por meio da plataforma.

Para os alunos que não possuem acesso à internet

Segundo a secretaria, os alunos que não têm acesso á internet receberão o material impresso.  A  entrega desses materiais  é de responsabilidade de escola que deve estar sempre em contato com a secretaria.  A estratégia para que isso ocorra será realizada pelos gestores das unidades de ensino.

As famílias e os estudantes podem acessar o site do estudeemcasa.educacao.mg.gov.br  ou as redes sociais da secretaria para receber orientações de como acessar as ferramentas citadas e tudo sobre o regime de estudo não presencial dos alunos.

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?