Saiba como será a imunização em pessoas com comorbidades na região Centro-Oeste MG

Saiba como será a imunização em pessoas com comorbidades na região Centro-Oeste MG

De acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19, os municípios começaram nesta terça-feira (11) a imunizar novos grupos.

Vacinação de pessoas com comorbidades em Arcos. (Foto: Prefeitura de Arcos)

Cidades de toda a região Centro-Oeste de Minas Gerais deram continuidade nesta terça-feira (11) ao Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, que vacinará nas próximas semanas pessoas com comorbidades. Nesta segunda-feira (10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), determinou que as gestantes fossem retiradas do grupo até que a morte de uma gestante que tomou uma das vacinas disponibilizadas seja investigada. Confira o cronograma das cidades da região:

Japaraíba

Em Japaraíba, as pessoas com comorbidades deverão agendar para se vacinarem.  As pessoas de 55 a 59 anos que tenham uma das comorbidades da lista definida pelo Ministério da Saúde, devem comparecer na policlínica ou no posto de saúde do Capoeirão para realizar o cadastramento, no período de segunda (10) à quarta (12) no horário de 12h às 18h. O paciente deverá comparecer ao local comcópia do laudo médico ou receitas médicas. No Capoeirão, o cadastramento será até às 17h.

Netwise
Mais informações: 3351-1119 / 98825-9682

 

Lagoa da Prata 

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata informou que iniciou nesta terça-feira  (11), a vacinação de pessoas portadoras de comorbidade, Síndrome de Down e Doença Renal Crônica, Gestantes, Puérperas e Beneficiários do BPC. A vacinação acontece em todos os PSFs e Policlínica 2, de 8h às 11h.

Cidadãos que tomaram a primeira dose há mais de 14 dias e que tenham sido vacinados em Lagoa da Prata, receberão a vacina somente na Policlínica 2, de 8h as 11h.

Santo Antônio do Monte

Em Santo Antônio do Monte a vacinação em pessoas com comorbidades acontecerá no Salão Comunitário Sinhá Linhares.

Para receber a vacina a pessoa deve:

• Apresentar relatório médico que comprove a comorbidade;
• Apresentar CPF, documento com foto e cartão da família;
• Apresentar cartão de vacina;
• Se puérpera: certidão de nascimento da criança;
• Não ter tido covid-19 nos últimos 30 dias;
• Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias.

Serão destinadas 500 doses diariamente por meio de senhas.

As comorbidades atendidas nesse momento são específicas, confira se você tem direito a receber a vacina e converse com seu médico.

Confira a lista completa das comorbidades no site www.samonte.mg.gov.br.

O formulário padrão para indicação da vacina está disponível para download no site www.samonte.mg.gov.br;

  • As pessoas com comorbidades de 60 anos ou mais já estão contempladas na priorização por faixa etária. Se você tem 60 anos e mais e ainda não se vacinou, procure o Centro de Vacinação após ter 60 anos completos;
  • Vá no máximo com um acompanhante. Use máscara e respeite o distanciamento demarcado no piso;
  • Os usuários da zona rural continuarão sendo vacinados pelo seu PSF nas comunidades rurais. Entre em contato com seu Agente de Saúde para mais informações.

Arcos

A Prefeitura de Arcos divulgou o cronograma semanal  de vacinação contra a covid-19. De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, o município começou nesta terça-feira (11) imunizar novos grupos, conforme programação a seguir:

DIA 11/05 – Terça-feira
Público: pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos
Local: Associação dos Pais e Amigos do Excepcional (Apae)
Horário: das 8h às 10h
Documentos necessários: Identidade, CPF e comprovante de residência

DIA 12/05 – Quarta-feira
Público:  puérperas (que deram à luz há 45 dias) com comorbidades, e acima de 18 anos. Procurar o PSF (Programa de Saúde da Família) antecipadamente, onde será preenchido o formulário específico de comorbidades.
Local de vacinação: FUMUSA
Horário: de 13 às 16h

Documentos necessários:
– puérperas: identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de condição de risco por meio de relatório médico e/ou prescrição médica, declaração de nascimento da criança

DIA 12/05 – Quarta-feira
Público: pacientes que fazem hemodiálise
Local: dentro do ônibus que os leva para a hemodiálise. Quem não for no ônibus pode procurar a Fumusa
Documentos necessários: identidade, CPF e comprovante de residência

DIA 17/05 – Segunda-feira
Público: pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e tenha entre 55 e 59 anos
Local: PSFs
Horário: das 9h às 16h
Documentos necessários: identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do BPC. Aquelas pessoas que não tiverem o cartão devem pegar uma declaração junto à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Social. Para mais informações, ligue: 3351-5118

Vacinação de pessoas com outras comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde pede que as pessoas entre 55 e 59 anos que tenham comorbidades (veja a relação das comorbidades a seguir) preencham uma ficha no PSF onde está cadastrada ou no PSF mais próximo de casa para aquelas pessoas que ainda não têm cadastro, a partir desta terça-feira (11). É necessário apresentar laudo médico que comprove a comorbidade.

As pessoas com comorbidades entre 55 e 59 anos serão vacinadas na sexta-feira (14), de 7h30 às 10h, no Drive-thru: Trecho I da Avenida Sanitária (próximo ao Semad, sentido Zona Norte) e Trecho II (Praça de Eventos). Elas podem escolher em qual desejam se vacinar.

Comorbidades

São consideradas comorbidades: doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístolas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimentos; anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.

Para mais informações, entre em contato com o PSF:

Posto da Ilha – 3359-8147
PSF Brasília – 3351-5430
PSF Calcita- 3351-6512
PSF Central -3351-1313
PSF Esplanada- 3351-5812
PSF Olaria – 3351-7491
PSF Santo Antônio- 3351-6080
PSF São Vicente 3351-3154
PSF São Judas – 3315-5346
PSF Zona Norte – 3351-5110
PSF Floresta – 3351-1748
PSF Jardim Bela Vista -3351-6975
PSF Planalto / Eldorado -3351-6851

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄