fbpx
jc1140x200

Saiba como a Biosev enfrenta a crise hídrica

Aumento na reutilização da água e instalação de torres de resfriamento estão entre as estratégias da Biosev, segunda maior processadora mundial de cana-de-açúcar, com 11 unidades produtoras, para administrar a gestão da água.

Segundo a empresa, listada desde 2013 no Novo Mercado da BM&FBovespa, foi adotada uma série de iniciativas nos últimos anos para reduzir o consumo e aumentar a reutilização de água em suas unidades.

Principal insumo para o setor de açúcar e álcool, a água é utilizada em diversas etapas do processo produtivo. Em média, a Biosev consome 1,37m³ do recurso para cada tonelada de cana moída em suas usinas.

As informações abaixo foram prestadas pela assessoria da Biosev.

Na usina MB, localizada na região de Ribeirão Preto (SP), a Biosev adotou medidas que levaram a uma redução de 821m³ por hora na captação de água da unidade. A economia veio da iniciativa da companhia de fechar o circuito hídrico de resfriamento da água utilizada na fabricação de açúcar e também com o fechamento do circuito hídrico de água utilizada na limpeza dos gases presentes nas caldeiras.

Já na unidade de Maracaju, instalada no Mato Grosso do Sul, a usina fez adequações na fábrica de açúcar e caldeiras que permitiram uma economia aproximada de 138 mil m³ de água no ano safra. Apenas nessa unidade, as ações aplicadas somam uma redução equivalente a 55 piscinas olímpicas.

Um projeto piloto da Biosev na usina Continental, no munícipio de Colômbia (SP), tem como objetivo reutilizar cerca de 70% da água consumida na oficina automotiva da unidade com a instalação de uma Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR).

A ideia é reaproveitar a água deste setor para a limpeza de veículos e da própria oficina. Em fase final de testes, o projeto já está sendo levado para a unidade de Leme (SP).

E com o objetivo de reconhecer os funcionários que adotem medidas para reduzir o consumo de água em suas casas e incentiva-los a continuar a preservar esse recurso, a Biosev criou o concurso “Chuva de Ideias”. A iniciativa é realizada em todo Brasil até o final de abril.

Por: Jornal Cana

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?