fbpx
jc1140x200

Sábado (10) é dia de doar sangue

Foto: Divulgação

No próximo sábado (10) a Fundação Hemominas, unidade Betim, realiza coleta externa de  sangue em Lagoa da Prata, a partir das 8h, na escola Municipal Dr. Jacinto Campos. A ação já aconteceu outras vezes e é uma iniciativa do movimento “Doa Lagoa”, em parceria com o Hemonúcleo (Contagem), o Hospital São Carlos e a Secretaria Municipal de Saúde. A previsão é atender 160 candidatos à doação de sangue.

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe). Também é necessário estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto, podendo ser Carteira de Identidade, Motorista, ou de Trabalho. O voluntário deve comparecer ao evento bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, e também evitar fumar por pelo menos 2 horas antes.

A campanha ‘Doa Lagoa’ é fruto de uma ação iniciada em 2016, após o educador Físico Alisson Caetano ter sido diagnosticado com leucemia e precisar de um doador de medula. Seus familiares e amigos começaram então uma campanha para encontrar um possível doador. O movimento ganhou forças através da voluntária Mariana Maia, e foi realizado o cadastro de medula na cidade, em parceria com o Hemominas  Betim e a Secretaria de Saúde. Na ocasião, 382 pessoas se cadastraram.

Desde então esta ação de voluntários vem ajudando a salvar vidas, como conta Mariana: “Buscamos conscientizar a população sobre o tema. Muitas vezes a pessoa quer doar sangue, mas acha difícil se deslocar para Divinópolis, ao Hemominas. Por isso a promoção da coleta é feita aqui na cidade, e as nossas campanhas acontecem aos sábados, o que facilita muito para aqueles que trabalham”, destaca.

Para aqueles que podem fazer a doação de sangue em Divinópolis, o Hospital São Carlos organiza caravanas, conforme diz Mateus Braga, enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Agência Transfusional da instituição: “Mensalmente chegamos a enviar cerca de 40 candidatos a doação até a Hemominas de Divinópolis. Contamos com a ajuda da prefeitura de Lagoa da Prata (transporte) e as Padarias Prado e Pão Quente que nos disponibilizam os lanches”, conta.

Ainda dá tempo de participar! Entre em contato com Mariana (9 9841-2856) ou Mateus ( 9 9957-8796)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?