fbpx
jc1140x200

SAAE realiza campanha sobre o uso indevido da água

A água é um recurso natural precioso, essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Milhões de litros de água tratada pingam das torneiras todos os dias e não são utilizados no consumo. No Brasil, o desperdício de água é muito grande em razão do mau uso deste recurso. Pensando nisso, o SAAE de Lagoa da Prata iniciou uma campanha de conscientização do uso da água.

Quando precisar lavar o carro, use um balde, lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos.

Regue o gramado e o jardim das 6hs ás 8hs da manhã ou após ás 7hs da noite, isso evita o excesso de evaporação e mais gastos.

Não use a mangueira do jardim para varrer folhas e outros resíduos das calçadas. O correto é usar a vassoura, que permite economizar tempo e água.

Vazamentos em torneiras, em canos e nas descargas do banheiro devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. A perda mensal fica em torno de 720 litros.

Reduza o tempo no chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 min.; diminua para 5 min. Assim, economizará 30 a 80 litros de água por cada banho, além da energia elétrica que também pesa no bolso.

Não jogue lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.

Encha a pia para esfregar pratos e talheres. A economia será de 10 litros de água por dia.

Para descongelar carne e outros não use a torneira. O ideal é deixá-los degelar dentro da geladeira.

Ao lavar vegetais e frutas, utilize uma bacia e use uma escova vegetal para remover a sujeira.

Máquinas de lavar louças e roupas devem ser usadas totalmente cheias. Com isso a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Reutilize a água para lavar o quintal com isso você economiza água e dinheiro.

Por: SAAE Lagoa da Prata

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?