fbpx
jc1140x200

Saae inicia obras para diminuir alagamentos na cidade

Foto: Jéssica Fernanda

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com a Prefeitura  de Lagoa da Prata, iniciou no mês de setembro as obras de drenagem pluvial na Avenida das Palmeiras, mais conhecida como Avenida do Contorno. O objetivo é resolver uma antiga demanda da área: o alagamento em épocas de chuva. Além deste local, a Rua Isabel de Castro, entre a Rua Goiás e a Alameda das Acácias, também passará por melhorias. Será investido cerca de um milhão de reais em recursos próprios para execução dos trabalhos nas duas áreas, que deverão ser concluídos no mês de novembro.

Com as mudanças, a água da chuva será coletada em ponto estratégico, antes de chegar à Avenida das Palmeiras e passará por debaixo da pista. Também serão construídas “barraginhas” do lado de dentro do Parque Ecológico Francisco Assis Resende. Elas funcionarão como um filtro, ou seja, a parte sólida ficará depositada no fundo da construção (uma limpeza será feita periodicamente) e a água decantada seguirá para a lagoa, o que evitará o assoreamento.

O Diretor do Saae, Ismar Roberto Araújo, esclareceu que a drenagem na região do “Contorno” da Praia Municipal trará benefícios tanto para a população, quanto ao meio ambiente: “O maior benefício será para a própria lagoa, que receberá água livre de materiais sólidos, e a população automaticamente também colherá os benéficos dessa obra. As pessoas que fazem exercícios físicos ali não sofrerão mais com o problema da lama nos períodos chuvosos”, salientou.

Segundo Astácio Correia Neto, diretor-adjunto da entidade, a obra tem o objetivo de atender uma reivindicação antiga da população. “Temos um problema sério na Avenida do Contorno por causa do assoreamento da lagoa. Desce muita terra e lixo na época da chuva, prejudicando o meio ambiente e causando transtorno para as pessoas que caminham na orla da Praia e também para os veículos que trafegam na pista”, ressaltou.

Após o término da primeira obra, será iniciado o processo de urbanização de cerca de um quarteirão da Rua Isabel de Castro. Roberto destacou a necessidade das obras no local. “Aquele trecho da rua é muito estreito, inclusive um carro já caiu dentro daquele córrego. Faremos os trabalhos de drenagem, a canalização do córrego, e asfaltaremos. Assim a rua ficará mais larga e bem mais moderna”, destacou.

De acordo com Neto, a drenagem da região e urbanização da área será feita com a preocupação de um desenvolvimento sustentável. “O córrego já é canalizado em outros trechos, agora será concluído naquele ponto. Uma das nossas maiores preocupações em todo o processo de planejamento e estudos para a execução de ambas as obras foi a preservação do meio ambiente, tornando a execução viável para a população, mas levando em consideração os bens naturais”, concluiu.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?