fbpx
jc1140x200

Santo Antônio do Monte deverá sediar o Encontro Regional dos Congadeiros

O Prefeito Dinho do Braz reuniu-se na última quinta (11/06) com a Cientista Social do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MG) Corina Moreira, com o Professor de Sociologia/Antropologia da UNIFOR (Formiga) Francimário Vito dos Santos e com o Vice-Presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário Geraldo Silva (Dinho). Também participaram da reunião, o responsável pela Secretaria de Cultura Fernando Gonçalves e a Secretária de Educação Márcia Bernardes.

Segundo a representante do IPHAN, Corina Moreira, a intenção inicial era apenas pedir o apoio do Prefeito para fornecer o transporte aos congadeiros do município para participarem de um encontro regional, mas durante a reunião surgiu o interesse de fazer com que Santo Antônio do Monte seja a cidade sede deste encontro. “A gente está no IPHAN com um processo aberto para o reconhecimento das congadas de Minas como patrimônio cultural do Brasil e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário nos convidou para vir aqui esclarecer como funciona este processo. Em princípio eu vim pedir o apoio da Prefeitura para fornecer o transporte para os congadeiros daqui irem participar do encontro regional. Mas fui surpreendida pelo interesse em realizar o encontro aqui mesmo pela importância que a Congada ocupa na comunidade. Estamos conversando com o Prefeito e com os representantes das Secretarias de Educação e Cultura para podermos realizar um encontro com os congadeiros da região aqui em Santo Antônio do Monte”, disse Corina.

[pull_quote_right]Em princípio eu vim pedir o apoio da Prefeitura para fornecer o transporte para os congadeiros daqui irem participar do encontro regional.[/pull_quote_right]

Segundo ela, para que Santo Antônio do Monte seja oficializada como sede do Encontro Regional de Congadas ainda será necessária uma decisão da superintendência do IPHAN.

A previsão é que o evento ocorra a partir de Novembro deste ano e tenha a participação de cerca de 200 congadeiros.

Por: Ass. Com. da Prefeitura de S. A. do Monte

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?