fbpx
jc1140x200

Ruas largas e escuras: população questiona iluminação pública em Lagoa da Prata

Projeto de iluminação prevê troca de lâmpadas tradicionais por LED em Lagoa da Prata.

Lagoa da Prata é uma cidade também conhecida por suas ruas largas e planas, mas o fator iluminação tem chamado a atenção de algumas pessoas que se mostram preocupadas com a escuridão de algumas, principalmente quando se fala em segurança.

A reportagem do Jornal Cidade enviou alguns questionamentos ao Secretário de Obras de Lagoa da Prata, Reginaldo Henrique Santos, por meio da Assessoria de Comunicação. Segundo ele, desde 2015 a manutenção da iluminação pública é de responsabilidade da Prefeitura, uma vez que foi assinado um acordo junto à Cemig e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o município ser responsável pela iluminação.

(Foto: Arquivo Jornal Cidade / divulgação).

 

O secretário também falou sobre a questão da iluminação pública das ruas da cidade.

“Com relação ao questionamento sobre o espaçamento de postes, a iluminação pública do município atende as normas técnicas da Norma Brasileira (NBR), que dão as diretrizes e indicam o atendimento mínimo de iluminação necessária”.

Também conversamos com o engenheiro eletricista, Fernando Castilho que informou que o que ajudaria muito na questão da melhora da iluminação seria optar por luminárias mais potentes de LED.

“Hoje, tanto em questão de consumo quanto de luminosidade seria a iluminação de LED, onde se tem boa iluminação e baixo consumo de energia”.

Ele ainda destacou que colocar postes nos dois lados da rua às vezes pode não ser a solução mais viável, pois o custo é alto e pode nem resolver o problema.

“Postes nos dois lados da rua demanda uma infraestrutura que não é barata, e acredito que a iluminação LED seja uma excelente opção para atender a população, tendo em vista também a largura das ruas”.

Reginaldo ainda frisou que a Prefeitura tem um novo projeto para iluminação pública e que deve ser iniciado em breve.

“O projeto prevê a troca de todo o parque de iluminação da cidade por LED. É necessário ressaltar que, além de mais econômica, a iluminação em led é mais eficaz, eficiente, com vida útil maior e com a possibilidade de, futuramente, ser instalado câmeras de segurança nos postes, além de pontos de wi-fi e telegestão”.

Os canais para reclamação sobre lâmpadas públicas queimadas estão no site da Prefeitura e a população pode também solicitar a troca via telefone pelo número (37) 3262-5310 ou pelo e-mail [email protected].

(Foto: Arquivo Jornal Cidade / divulgação).

 

Iluminação em LED

A Câmara de Lagoa da Prata aprovou, em sessão realizada no dia 23 de maio, o Projeto de autoria do Executivo Municipal, que abre crédito ao orçamento, no valor de R$ 11 milhões, para investimentos na modernização do parque de iluminação pública da cidade, com a substituição das lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.

O Projeto prevê a contratação de empresa especializada que irá substituir as lâmpadas de vapor de sódio e metálico pelas luminárias com tecnologia 100% LED em todo o município, gerando mais economia e segurança aos cidadãos. Ao todo serão contemplados 6.890 pontos de iluminação, incluindo os distritos industrial e de Martins Guimarães.

As luminárias de LED que, além de gerar uma maior economia aos cofres públicos, não poluem o meio ambiente e têm uma vida útil maior, assim como o prazo de manutenção. A vida útil da led é de, no mínimo, cinco anos.

De acordo com o Executivo, a cidade ficará melhor iluminada e contribuirá na segurança pública, na mobilidade urbana, na valorização e preservação do patrimônio urbano, favorecendo o turismo, o comércio e o lazer noturno, além de promover o desenvolvimento social e econômico do município.

O projeto de Lei seguiu para sanção do prefeito.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?