fbpx
jc1140x200

Rock’n roll é um dos estilos musicais mais curtidos pelos lagopratenses

Lagoa da Prata foi palco, no último final de semana, do Rockinic, evento idealizado pelo Grupo Sou Mais Lagoa.

No dia 13 de julho foi comemorando o Dia Mundial do Rock. O estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no início da década de 50 já vestiu diversas roupagens de lá pra cá e desde então embala principalmente os jovens ao redor do mundo. Esse tal Rock n Roll tem paternidade desconhecida. Alguns arriscam dizer que o rock surgiu com Bill Haley, outros afirmam que o pai do rock é Chuck Berry, mas a grande maioria enxerga na figura de Elvis Presley o verdadeiro nome que popularizou o rock mundo afora, recebendo assim a paternidade e coroa de rei do rock.

A guitarra é o instrumento símbolo do Rock n Roll. É o elemento que melhor sintetiza o sentimento de liberdade e rebeldia que o Rock n Roll representa. Jimmy Hendrix, ainda na década de 60, foi quem melhor conseguiu expressar esse sentimento. Com a guitarra nas mãos (e às vezes até na boca), Hendrix gravou seu nome na historia do rock e da música como o mais completo guitarrista de todos os tempos. A década de 60 foi o período mais importante e onde o rock revelou para o mundo seus maiores nomes. The Beatles, Rolling Stones, Janis Joplin e tantas outras bandas surgiram na época áurea do Rock n Roll. O antológico festival Woodstock, que aconteceu em agosto de 1969, é lembrado até hoje pelos amantes do estilo musical e endossa a tese de que a década de 60 foi o período mais importante da história do Rock.

O Brasil não ficou imune à febre do Rock n Roll. Ainda na década de 60, Roberto Carlos e a turma da Jovem Guarda já eram influenciados pelo som que vinha dos Estados Unidos. Um tempo depois foi a vez dos Mutantes, banda que fazia parte do movimento tropicalista apresentar seu Rock n Roll psicodélico para o público nacional. Raul Seixas é outro importante nome da cena brazuca que representa bem o estilo. Mas foi no inicio da década de 80, com diversas bandas vindas de Brasília, que o rock se popularizou de vez no Brasil. Nomes como Paralamas do Sucesso, Legião Urbana e Capital Inicial emplacaram diversas canções nas rádios fizeram com que Brasília ficasse conhecida como capital do rock nacional.

Diante de inúmeros outros estilos e tendências musicais que dominam a cena atual, muitas pessoas se arriscam a dizer que o rock flopou. É bem verdade que hoje em dia o rock não tem a mesma força e a mesma vendagem que em outros tempos. Mas a historia nos mostra que não é bem assim. Estilos vêm e vão, mas o que é bom permanece.

David Ribeiro, além de baixista da banda lagopratense Volta Elétrica e proprietário do Stone Rock Bar, espaço voltado ao público Rock n Roll. David não comunga da ideia de que o rock perdeu sua força. “Eu comecei a gostar de rock ainda na adolescência. Hoje em dia a cena em Lagoa da Prata é muito mais quente que naquela época. Atualmente temos muito mais bandas em atividade. A quantidade de pessoas que curte e consome músicas e produtos ligados ao rock são bem maiores que quando comecei a ouvir e tocar”, explica David.  Para o baixista, por mais que outros estilos musicais ocupam maiores espaços nas rádios e serviços de streaming na internet, o rock está longe de morrer. “O público do Rock e fiel. Diferente de muitos estilos musicais que são modinhas, o rock fica. Sempre vai haver um jovem que vai enxergar nas musicas e na atitude do rock n roll um sentindo para o que ele esta vivendo”, completa David.

Rocknic

Aproveitando a deixa do Dia Mundial do Rock, o portal Sou Mais Lagoa, em parceria com a ACE/CDL, organizou um evento bem bacana na Pracinha Donana com muito Rock n Roll, diversão e cultura. Inspirado nos famosos piqueniques americanos, a pracinha mais charmosa da cidade foi palco para a banda lagopratense Cabal Tribal e as cantoras Laura Andrade e Thaissa Magno.

Além de muito som, a Pracinha Donana recebeu foodtrucks e as cervejas artesanais Leiva e Dü Kronst. Mas quis  levar sua própria bebida ficou à vontade.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?