fbpx
jc1140x200

Revitalização de Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco é realizada em Japaraíba

No total, 200 bacias de captação de água de chuvas foram construídas, além de 20 km de curvas de nível, na bacia dos córregos do Mimoso.

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), entregou no mês de novembro de 2019, as obras do Programa de Revitalização de Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco no município de Japaraíba.

O trabalho é resultado da parceria entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater-MG, e o Ministério da Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do são Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Foram construídas 200 bacias de captação de água de chuvas, além de 20 km de curvas de nível, na bacia dos córregos do Mimoso.

“São intervenções que promovem a infiltração de água no solo, reduzindo o efeito erosivo causado pelas enxurradas, com a consequente melhoria na quantidade da água nas sub-bacias, contribuindo para a manutenção da vazão nos córregos do Mimoso, dos Andrés e Perobas, além da conservação dos solos. Estas ações são importantes para a revitalização do Rio São Francisco e para o desenvolvimento rural sustentável”, comentou o Engenheiro Agrônomo da Emater-MG em Japaraíba-MG, Carlos Henrique Ribeiro Amorim.

O Programa

A formalização do convênio com o governo federal para as ações de revitalização da área da bacia do rio São Francisco foi feita em 2008 e tem investimento total previsto de R$ 50 milhões. Nas duas primeiras fases, os municípios atendidos estavam concentrados na região Norte do estado.

Nesta terceira etapa do programa, a maioria dos municípios que receberão as obras está localizada na porção Sul da bacia do São Francisco, que compreende a região Central de Minas.

Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, a Emater-MG é parceira nas ações do programa, desde o início do convênio, atuando na mobilização dos produtores, na escolha dos locais mais adequados para a execução das obras, além do contato com as prefeituras.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?