fbpx

Retomada com decorações de Natal traz mais esperança para a região Centro-Oeste MG

Luzes e decorações que encantam de crianças a idosos, dezembro de 2021 será diferente para muita gente que, por meses, ficou longe de amigos e familiares por causa da pandemia de covid-19.

Rhaiane Carvalho


É chegada a época mais linda do ano, o Natal! Período em que luzes e decorações de Natal trazem mais esperança e brilho para a vida das pessoas. Em 2020, para evitar aglomerações, algumas prefeituras não investiram tanto nas decorações ou impuseram restrições para evitar aglomerações e, em consequência, a proliferação do vírus da covid-19. A região Centro-Oeste de Minas, assim como o país, ainda não está isenta do vírus, mas com a vacinação as pessoas começaram a visualizar um horizonte para que o Natal seja comemorado com familiares e amigos. Algumas cidades da região, divulgaram, recentemente, que já zeraram o número de internações por covid-19, isso graças à vacinação e cuidados por parte da população.

O município de Lagoa da Prata, no dia 18 de novembro aconteceu uma carreata com o Papai Noel para acender as luzes da decoração natalina do “Natal para todos – Luzes de Prata“, um evento realizado em parceria entre a ACE/CDL, Prefeitura, Câmara Municipal, Sicoob Lagoacred Gerais e Sicoob Crediprata. Segundo Daniel Du Bell, secretário de Cultura e Turismo do município, a grade cultural terá, aproximadamente, 17 atrações artísticas, como grupos musicais e culturais, e acontece às quartas, quintas, sábados e domingos. As apresentações acontecerão na Praça da Matriz, após a missa, e no Terminal Turístico, nos dias em que também acontece a Feirinha municipal. “Serão eventos variados, com cerca de 30 minutos cada, que contemplam diferentes manifestações artísticas como congado, folia de reis, fanfarra, apresentações da banda filarmónica, shows com música eletrônica, sertanejo, mpb rock, música gospel, entre outras atrações”, comenta o secretário. O cronograma das atrações é divulgado semanalmente e pode ser conferido nas redes sociais da Prefeitura Municipal. Recentemente, também foi divulgado o cronograma das festividades do ano novo. Todos os eventos serão realizados na Praça dos Trabalhadores. Confira as atrações e as datas. 

  • 18/12 – a partir de 20h:
    Isadora Pompeo
  • 26/12 – a partir de 19h:
    Padre Alessandro Campos
  • 31/12 – a partir de 20h: E-Finito;
    Jeito Diferente;
    Rick e Jeremias.

Em Arcos, a programação natalina acontecerá até o dia 23 de dezembro com uma variedade de apresentações, desde eventos culturais à carreta com o “bom velhinho”. O acendimento das luzes de natal, com a chegada do Papai Noel, aconteceu no dia 27 de novembro, na Praça da Matriz. Confira a programação:

  • 13/12 – Abertura do Festival Fim de Ano, com a exibição da peça O Quebra Nozes, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 14/12 – Oficina de música, com teatro e apresentação da banda Som e Arte, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 15/12 – Apresentação de ballet com a professora Noara Gomes, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 16/12 – Exibição do grupo de capoeira Art Minas, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 17/12 – Apresentação circense, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 18/12 – Evento “Em vez de trenó, Papai noel desfila nos carros 0km da prefeitura: Carreata com cerca dos 30 veículos adquiridos pelo município neste ano”, às 10h, com concentração no Parque de Exposições.

  • 18/12 – Entrega dos certificados das oficinas do projeto Cultura é Vida e apresentação do grupo de capoeira Negra Arte, às 19h, na Casa de Cultura.

  • 21, 22 e 23/12 – Janelas, um conto de natal: Auto e Cantata promovidos pelo projeto Garoto Cidadão, em frente à Escola Municipal “Yolanda Jovino Vaz”, na Praça da Matriz, às 19h30.

  • 21/12 – Após o auto e a Cantata de Natal, encenação da peça Noite Feliz pelo grupo Guerreiros da Arte e banda Som e Arte, no coreto da Praça da Matriz.

  • 23/12 – Apresentação do grupo Seresteiros de Arcos, no coreto da Praça da Matriz, após o Auto e a Cantata de Natal.

 

Em Moema, a Praça do Santuário receberá decoração natalina e, no mesmo mês acontecerá a comemoração do aniversário da cidade, com o tradicional passeio ciclístico e a Rua de Lazer, que acontecerão no dia 12 de dezembro.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Japaraíba, mas até o fechamento da reportagem não obtivemos resposta.

Em Formiga, foi instalada iluminação temática nas praças Ferreira Pires, Getúlio Vargas, São Vicente Férrer e do Cemitério do Santíssimo, no Terminal Rodoviário, no Mirante do Cristo, na Praia Popular e na fachada da Prefeitura.  A inauguração da decoração aconteceu nesta sexta-feira (3). 

Em Santo Antônio do Monte, a Prefeitura informou que a decoração natalina do município foi ampliada e um processo de reformulação das festividades de fim de ano está sendo iniciado em 2021. “Agimos com responsabilidade e recuperamos em quase 100% a decoração adquirida pelo município nos últimos anos. Garantimos que todos os locais que já recebiam iluminação fossem mantidos e ampliamos a iluminação para mais praças e para comunidades rurais”, explica o Secretário de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte, Ismael Henrique Costa.

A reformulação completa da decoração natalina já está programada para 2022. Este ano, concentramos inovações na Praça da Matriz, que recebeu nova decoração e a estrutura da Vila Natalina, com presépio em tamanho natural e espaço para apresentações artísticas, além de outras surpresas”, acrescenta. A Vila Natalina e a iluminação da Praça da Matriz foram inauguradas na sexta-feira (10) e a programação que se estenderá até o fim do mês, será divulgada pela Prefeitura de Samonte.

 

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄