fbpx
jc1140x200

Responsabilidade Social – Biosev reafirma compromisso com a comunidade

A Biosev, segunda maior processadora global de cana-de-açúcar, tem como premissa investir em Responsabilidade Social através de acordos e parcerias com outras empresas e entidades. A companhia também mantém ações e programas que visam promover a integração com a comunidade. Dentre os programas e projetos, a Biosev pauta assuntos como Educação Ambiental, Educação para a Saúde, Integração com a Comunidade e Participação Cidadã, através de escolas, atividades preventivas e informativas para seus colaboradores, visitas de estudantes e da comunidade à unidade, campanhas sociais dentre outros. Além disso, a Biosev preocupa-se em manter um estreito relacionamento com os parceiros locais, buscando fazer em conjunto ações que beneficiem a todos.

imagem-de-destaque

Veja a entrevista com Rachel Barbosa Carneiro de Sousa, Consultora de Responsabilidade Social

Rachel Barbosa Carneiro de Sousa - Consultora de Responsabilidade Social da Biosev
Rachel Barbosa Carneiro de
Sousa – Consultora de Responsabilidade
Social da Biosev

Qual a importância de uma empresa do porte da Biosev ter programas de Responsabilidade Social?
O relacionamento é a base de qualquer operação. Nesse sentido, os programas da nova plataforma de Responsabilidade Social da Biosev foram pensados para envolver todos os públicos da região que seriam pertinentes em cada ação como, prefeituras, organizações sociais e outras representações sociais. Diante disso, os programas de Responsabilidade Social assumem uma posição estratégica, pois permitem que a Biosev se aproxime da dinâmica das cidades onde opera e que a população participe de forma empoderada de tudo o que é realizado.

Nos últimos tempos a empresa tem buscado medidas para a sustentabilidade e até mesmo tem chamado a população para ajudar em questões comuns. Qual a importância disso para a companhia?
O Diagnóstico Social Participativo, quando trouxemos lideranças das cidades onde a Biosev opera para nos ajudar a mapear potenciais impactos da companhia nos âmbitos sociais, ambiental e econômico, é a grande linha condutora do trabalho social que desde então vem sendo desenvolvido. Todos os programas e projetos que estão sendo desenvolvidos em decorrência dessa ação têm como premissa o envolvimento das lideranças das cidades para construir junto. Acreditamos que, quando as ações sociais são construídas com base em parcerias, são muito mais efetivas e deixam um real legado para a cidade.

Depoimentos

aloysio-libano“Quem compra pão da Apac está apoiando o sonho de outras pessoas. Outros recuperandos já aprenderam o ofício aqui na padaria da Apac e hoje estão empregados em outras panificadoras da cidade. Fico muito feliz em saber que a Biosev está pensando nas pessoas que aqui estão e vão sair bem para a reintegração à sociedade” – ALOYSIO LIBANO – Juiz de Direito, em entrevista concedida durante a doação equipamentos para padaria da Apac

isamin1“A doação da Biosev veio para nós em um excelente momento, pois a crise nos afetou muito e nos deixou muito penalizados. Algumas verbas do Governo Federal estão atrasadas e algumas pessoas, por dificuldades financeiras, também deixaram de ajudar. A presença da Biosev tem sido muito importante para nós, com esse compromisso social que está assumindo” – ISAMIM COUTO – Diretora da Apae, em entrevista concedida durante a doação de açúcar que a empresa fez às entidades de Lagoa da Prata.

adriana-da-amavi“Desde 2014 a Biosev é parceira da Associação Municipal de Apoio às Vítimas de Violência. Sentimo-nos honrados em confiarem e acreditarem no trabalho que a AMAVI desenvolve em Lagoa da Prata. Ser parceiro é acreditar na transformação social, na promoção do indivíduo por meio da educação, esporte, lazer, profissionalização e cultura, no resgate e fortalecimento de vínculos familiares. Em nome da AMAVI, agradecemos a Biosev por esta importante parceria, obrigada!” – ADRIANA DO COUTO – Coordenadora Geral da Amavi

apac-lagoa-da-prata“Essa parceria com a Biosev foi muito importante. Se não fosse esse apoio não teríamos a padaria funcionando dessa forma. Hoje, se trabalho honestamente e sustento a minha família, é graças ao apoio da empresa” – LEANDRO MENDES, recuperando da Apac

beto-apac“No ano de 2009, a padaria da APAC firmou parceria com a até então LDC (Louis Dreyfus Company ) para fornecimento de pães. A LDC, que possuía o maquinário para panificação, o doou para APAC. A Biosev manteve a parceria firmada em 2009, sendo que boa parte da produção é destinada a esta grande parceira que depositou na APAC a confiança e apoio necessários para que a padaria pudesse prosperar. Apesar de empecilhos que surgiram ao longo desses anos e do preconceito enfrentado, o trabalho junto de uma empresa de grande nome e peso social como a Biosev abriu caminho para a chegada de novos parceiros” – Carlos Alberto, Diretor Adjunto da Apac. 

Responsabilidade Social

Diversas ações sociais estão sendo realizadas pela Biosev:

Programa Participação Cidadã

O que é: Tem como premissa a participação da Biosev nas comunidades onde está localizada

Ações realizadas:

Amavi

amavi

A entidade é beneficiada pela Biosev de forma institucional, através do Programa Participação Cidadã. Com o apoio, a entidade pretende guardar os valores para viabilizar a construção de sua sede.

Apac

Parceiros desde 2009, através do Programa Participação Cidadã, a Biosev doou em dezembro de 2014 os equipamentos da padaria da APAC. No espaço, os recuperandos têm a oportunidade de aprender uma nova profissão, o que contribui para a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. A empresa doou batedeira industrial, cilindro para massa, compressor de ar, divisora de massa, embaladeira de leite, forno elétrico industrial, freezer horizontal e pasteurizador. Com isso, os pães produzidos na padaria da APAC são vendidos para empresas, como a própria Biosev, e para órgãos públicos, como a Prefeitura de Lagoa da Prata. Toda a renda é destinada aos trabalhos de recuperação da associação.

Doação de açúcar

doacao-de-acucar

A Biosev, através do Programa Participação Cidadã, realizou em maio deste ano a doação de oito toneladas de açúcar que foram entregues à 13 entidades do município. Foram contempladas a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), Serviços de obras sociais (SOS), Associação Obras de Maria e São Miguel Arcanjo, Lar São Vicente, Associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae), Associação municipal de apoio às vítimas de violência (Amavi), Fundação Chiquita Perillo, Associação Francisco Assis e Fazenda de recuperação Novo Caminho. A doação faz parte de uma parceria firmada com a Prefeitura, por meio do evento beneficente “Unidos por Lagoa”.

Reforma da Igreja Santa Clara

igreja-santa-clara

A Igreja Santa Clara, embasada no Programa Participação Cidadã de Responsabilidade Social, foi reinaugurada em 30 de março deste ano e está localizada dentro da unidade da Biosev. Construída na década de 1960, ficou em reforma por três meses. Cerca de 50 funcionários da empresa, coordenados pelo supervisor agrícola Artur Fernando, se empenharam no restauro. O projeto se preocupou em manter as características originais do templo, construído na década de 1960, com capacidade de receber 250 pessoas.

Programa Educação Ambiental

O que é: Tem como premissa a realização de atividades de educação ambiental voltados para escolas e comunidade local

Ações realizadas:

Árvore da Vida

arvore-da-vida

A peça teatral, de autoria de Bruno Fantini, conta a história de insetos que buscam informações para salvar uma grande árvore, assim como seu ecossistema. O conteúdo aborda a descoberta do 8º hábito de atuação responsável: a preservação do meio ambiente, uma novidade nas boas práticas agrícolas. A peça beneficiou, em parceria com a Biosev, as cidades de Lagoa da Prata, Japaraíba e Santo Antônio do Monte.

Programa Integração Comunidade

O que é: Tem como premissa a aproximação e inclusão da comunidade na dinâmica da Companhia

Ações realizadas:

Programa V.E.M

vem

O programa de visitação da unidade, quando a companhia abre suas portas para que possa receber a comunidade, também traz em seu cerne o objetivo de tornar a Biosev uma empresa mais aberta e participante do cotidiano das cidades onde opera na medida em que ele permite que qualquer pessoa, desde que previamente organizada em grupo, possa se inscrever no site da companhia para conhecer o processo produtivo da cana-de-açúcar. É um programa importante que permite a população tirar suas dúvidas sobre o processo de produção diretamente com a companhia. A Biosev já recebeu aproximadamente 450 visitantes no programa V.E.M, sendo estudantes e professores de escolas e faculdades da região de Lagoa da Prata, Luz, Japaraíba, Arcos, Formiga, Iguatama, Bom Despacho, Santo Antônio do Monte e Moema.

Programa Inclusão EntreNós

Colaborador PDC (Pessoa com Deficiência), Vinícius Batista Monteiro, de Lagoa da Prata, faz parte do time Biosev desde 2010.
Colaborador PDC (Pessoa com
Deficiência), Vinícius Batista
Monteiro, de Lagoa da Prata, faz parte do time Biosev desde 2010.

Através do Programa EntreNós Inclusão a Biosev busca atrair pessoas com deficiência para seu quadro e, para isso, tem realizado um conjunto de ações que busca promover uma mudança de cultura interna e externa. Como parte das ações, a Biosev está realizando uma busca pró-ativa de profissionais em Lagoa da Prata e conta com o apoio do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?