fbpx
jc1140x200

Representando os amigos da Apae, jovem é eleito vereador mirim em Lagoa da Prata

Em Lagoa da Prata, o projeto “Vereador Mirim” já existia na Câmara e foi implementado pelo ex-vereador Adriano Moreira, no entanto, na pandemia, foi paralisado. 

O jovem Davi Lamounier, de 18 anos, é o mais novo ‘vereador mirim’, em Lagoa da Prata. Com a posse já marcada para dia 1 de agosto, na Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Davi conversou com o Sou+Lagoa e Jornal Cidade, para falar a respeito da oportunidade.

Em Lagoa da Prata, o projeto “Vereador Mirim” já existia na Câmara e foi implementado pelo ex-vereador Adriano Moreira, no entanto, na pandemia, foi paralisado. Porém, a atual legislatura em consonância com escolas do município, modernizou o projeto colocando-o para funcionar novamente.

À reportagem, Davi falou que concluiu o ensino médio em 2021 e, por ser cadeirante, decidiu voltar à Associação de Pais e Excepcionais (Apae) para fazer um curso.

“Retornando à Apae e na convivência com meus novos colegas, fui eleito em primeiro lugar, como vereador mirim para representá-los. Meu sentimento é de alegria, felicidade, e gratidão a Deus por ter conseguido essa conquista”, contou Davi.

Ele ainda disse que em primeiro momento, houve uma reunião na Câmara, para a apresentação, e logo na segunda reunião, foi eleito como auto-defensor de quatro regionais da Apae.

“No dia 20 de junho estaremos em Pará de Minas no Fórum Regional das Apae’s. com a Apae, realizaremos projetos em prol da comunidade, à família ‘Apaeana’”, disse o vereador mirim.

O que significa ser vereador mirim? 

Ao Sou+Lagoa, a atual presidente da Câmara, Carol Castro contou que o projeto “Vereador Mirim” tem o objetivo é aproximar os pré adolescentes e adolescentes, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, ao Poder Legislativo, e os eleitos poderão conviver dentro da realidade da Câmara, aprender como se faz uma lei, todo o processo legislativo, a separação dos poderes [legislativo, executivo e judiciário] e a importância da representatividade da população de Lagoa da Prata.

“Na verdade é uma reativação do projeto que esteve paralisado devido à pandemia por conta do projeto de total vinculação com a escola presencial. No caso da Apae, a escolha do vereador mirim pode se dar de forma diferente por conta da educação especial e o público merecer outras estratégias de escolha [conforme o parágrafo sexto do artigo terceiro da Resolução 672/2013, alterada pela Resolução 789/2015]. A eleição das escolas de ensino regular será dia 23 de junho, onde serão eleitos os candidatos que obtiverem mais votos nas outras nove escolas”, disse Carol.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?