fbpx
jc1140x200

Quem é e o que faz a nova vereadora que assumiu a cadeira que era de Josiane Lúcia na Câmara

Janeany Almeida falou do processo de cassação de Josiane, sobre supostas pressões que teria recebido para livrar a pele da ex-presidente da Câmara e também sobre a atuação no legislativo.

Alan Russel
@road_russel

Após a cassação do mandato da ex-vereadora e presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata, Josiane Almeida, o legislativo municipal passa a ter uma nova representante. O Jornal Cidade conversou com Janeany Almeida, que assume a cadeira de vereadora na vaga aberta após cassação de Josiane.

Janeany é natural de Guarda dos Ferreiros, mas foi criada em Lagoa da Prata. A nova vereadora tem 43 anos, é técnica em contabilidade e há 21 anos é funcionária pública de carreira na Prefeitura Municipal. Janeany é concursada para o cargo de motorista,  mas desde 2013 vem assumindo cargos em comissão na Secretaria Municipal de Transporte e também na Secretaria de Saúde. Atualmente, Janeany ocupa a função de chefe do setor de vigilância sanitária, cargo comissionado na gestão municipal.

Janeany é filha da ex-vereadora Maria Aldelene de Castro, mais conhecida como Tuca, que foi representante do legislativo municipal por dois mandatos nos anos 90. Em sua segunda candidatura, Janeany obteve 562 votos na última eleição municipal. Por mais que tenha sido uma votação expressiva, Janeany não conseguiu se eleger por causa do coeficiente eleitoral. Porém, após o julgamento que cassou o mandato de Josiane Lúcia, Janeany assume a cadeira da Câmara por ser a suplente direta de Josiane.

Janeany acompanhou de perto todo o processo de investigação e teve direito à voto no julgamento que estremeceu os bastidores da política de Lagoa da Prata. Ela explica que atuou nas investigações e votou à favor da cassação de Josiane, pois as provas apresentadas eram contundentes.

“Eu, como suplente, fui convocada a participar de todo o processo de investigação da Josiane. Acompanhei todo o processo, participei integralmente das oitivas onde foram ouvidas as testemunhas de defesa e acusação e, diante dos fatos relatados, cheguei à minha conclusão, com muita integridade, honestidade e senso de justiça. Hora nenhuma eu tive dúvidas com relação aos fatos destacados. Na minha opinião, foram bem claros que os fatos e denúncias apresentados são verdadeiros. E votei diante disso para a cassação da presidente.”

Janeany reitera que em nenhum momento quis prejudicar ou “tomar” o lugar da ex-vereadora. De acordo com ela, financeiramente, o salário que ela tem como chefe da vigilância sanitária é compatível com o salário de vereador.

Janeany, juntamente com a mãe Tuca, que foi vereadora por dois mandatos na década de 90. (Foto: Arquivo Pessoal/Janeany Almeida).

“Eu não tenho intenção nenhuma de prejudicar ou pegar o emprego e cadeira da vereadora. Até porque eu tenho um cargo em comissão na Prefeitura e o salário é igual ao de vereador. Eu não estaria ganhando nada a mais”.

Na entrevista que a ex-vereadora Josiane Lúcia concedeu ao quadro Café com Política do Jornal Cidade, indicamos que, de acordo com o que era ventilado nos bastidores da política em Lagoa da Prata, a gestão municipal estaria fazendo uma força tarefa com o intuito de convencer Janeany à votar contra a cassação e salvar o mandato de Josiane. Janeany Almeida negou qualquer tipo de pressão por parte da gestão e reitera que tomou a decisão sem interferência de ninguém, e que assume a total responsabilidade do seu voto no julgamento que cassou o mandato de Josiane.

“O meu voto foi sem nenhuma pressão política. Quem me conhece sabe a pessoa que sou e o caráter que tenho. Não aceito ser coagida, em situação de pressão muito menos. Eu conversei com algumas pessoas da minha confiança, pessoas do partido a quem eu respeito e admiro, e pessoas que poderiam me dar opinião e não fazer qualquer tipo de manipulação. Quero deixar claro que o meu partido, o MDB, não fez nenhum tipo de pressão.”

A vereadora aproveitou o espaço do JC para dizer à população que enquanto estiver no cargo irá trabalhar com responsabilidade, atendendo os anseios da população.

“Estou entrando agora no legislativo sem saber quanto tempo vou ficar. Estou ciente que Josiane poderá entrar com algum recurso ou liminar, mas eu tenho consciência de que se tratando do legislativo, não existe dono da cadeira. O dono da cadeira de vereador é o povo. É o povo que decide quem vai sentar ali e legislar de acordo com o interesse da população. O tempo que eu ficar, estarei trabalhando com muita dignidade e responsabilidade em prol da população de Lagoa da Prata. Meu único objetivo é esse. Não terei o tempo suficiente para mostrar meu trabalho, mas estarei agindo com muita responsabilidade, olhando sempre para o cidadão e o bem estar da comunidade. Estou aberta à população como sempre estive, mesmo antes de assumir a cadeira de vereadora em Lagoa da Prata”, finalizou Janeany.

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?