fbpx
jc1140x200

Psicólogas de Lagoa da Prata oferecem acolhimento gratuito em meio à pandemia

A pandemia, além de prejudicar diretamente a economia, o comércio e, principalmente, pequenos e médios negócios, há também o fator humano.

Reportagem: Rhaiane Carvalho

O mundo está vivendo em um cenário caótico e de pressão, além disso, a imposição de isolamento social, necessária para achatar a curva de transmissão do vírus, mudou radicalmente o cotidiano de milhões de pessoas ao redor do mundo, que se viram obrigadas a permanecer dentro de casa. Em Lagoa da Prata, profissionais da psicologia se renderam ao movimento de acolhimento gratuito para ajudar pessoas que sofrem com problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão e outros.

De acordo com a psicóloga, Carol Cássia, que trabalha no Hospital São Carlos, a iniciativa surgiu dentro da própria unidade, de início, com coordenação médica, de enfermagem e fisioterapia de preparação para os futuros casos que iriam receber. “Era perceptível o medo das equipes, o que é normal. Uma vez que, o próprio ambiente de trabalho é de risco e não é possível nesse momento escolher não enfrentar o medo e desistir do trabalho. Assim, percebemos que além do trabalho de treinamento de técnicas, deveríamos cuidar da saúde mental dos colaboradores, para que conseguissem se cuidar e cuidar dos pacientes. Então comecei a fazer acolhimento psicológico aos funcionários de acordo com a demanda. Porém, a situação do medo era percebida de forma quase generalizada, a todo o momento as pessoas falavam sobre o vírus e suas inseguranças”.

Psicóloga Carol Cássia durante um atendimento via redes sociais. (Foto: Arquivo pessoal).

A partir desse momento, Carol começou a ser procurada por outras pessoas para atendimento on-line. “Então, por perceber essa grande angústia coletiva, decidi me disponibilizar nas redes sociais para fazer um trabalho de acolhimento psicológico durante esse momento de crise. Para minha surpresa, a procura foi muito expressiva, e sempre que alguém me procurava dizia que conhecia outra pessoa que também estava precisando de um apoio psicológico e indicava a alguém. É importante lembrar que não se trata de terapia, o objetivo é oferecer suporte psicológico emergencial durante a situação de maior crise. É um trabalho de acolhimento e orientação, com objetivo de criar estratégias de enfrentamento da crise, controlar ansiedade e cuidar da saúde mental neste período”.

Ela ainda enfatizou que acredita que cada profissional, dentro de sua área, pode ajudar com algo para que o momento possa ser atravessado da melhor maneira possível. “Neste momento de crise em que não temos experiência prévia para enfrentar, é necessário nos reinventarmos, cada um na sua área de atuação, a fim de buscar contribuir da melhor forma possível. Percebi que oferecer apoio psicológico e orientações para os que não estão enfrentando de forma saudável poderia ser minha contribuição neste momento, e me sinto muito satisfeita em poder colaborar. Pude observar grande solidariedade, vários profissionais de variadas áreas como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas também oferecendo orientação. Acredito que esse trabalho solidário de profissionais de varias áreas é fundamental para o esclarecimento e orientações, pois é necessário informações reais e de credibilidade para enfrentar essa pandemia de uma forma mais tranquila e consciente”.

Movimento Acolhe Lagoa

A ação solidária nomeada por “Acolhe Lagoa” também está sendo desenvolvida pelas psicólogas Shirléa Carlos e Patrícia Ângela Pinto. “Com o Acolhe Lagoa, temos o objetivo de ajudar pessoas que estão com dificuldades para atravessar esse momento crítico e que estão sem possibilidade de procurar o profissional por estarem em casa ou por dificuldades financeiras. É também um trabalho preventivo, pois já se preconiza um aumento significativo de doenças mentais devido à pandemia da Covid-19”, informou Patrícia.

Os atendimentos psicológicos on-line oferecidos pelas profissionais de Lagoa da Prata serão de 30 minutos para que mais pessoas possam ter a oportunidade de serem atendidas e, de acordo com Patrícia, como é um serviço novo está sendo orientado que os pacientes entrem em contato com as psicólogas e agendem a consulta. “Por enquanto, estamos agendando de acordo com as demandas espontâneas. Estaremos de plantão nos devidos horários, e para ter acesso basta entrar em contato no WhatsApp”, finalizou a psicóloga.

As consultas de acolhimento serão feitas através do Whatsapp com as cinco psicólogas. Os atendimentos serão oferecidos até o fim da pandemia.

Confira os números para acesso, horários de atendimento e nomes das profissionais:

• Fabíola Agra – Telefone: (37) 9 8405-6077 – Atendimento: Segunda-feira de 8h às 11h;
• Lilian Quelli – Telefone: (37) 9 9124-3886 – Atendimento: Terça-feira de 9h ao 12h e de 13h às 17h;
• Shirlea Carlos – Telefone: (37) 9 8807-6197 – Atendimento: Quarta-feira de 13h às 17h;
• Daniele Suene – Telefone: (37) 9 9839-0403 – Atendimento: Quinta-feira de 14h às 17h;
• Patrícia Ângela Pinto – Telefone: (37) 9 8806-1929 – Atendimento: Sexta-feira de 8h às 11h.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?