fbpx
jc1140x200

Psicóloga Luciene Morais é a nova colunista do Portal TV Cidade

Luciene Morais Batista é graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com interesse pela Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC), estuda e utiliza de tal abordagem nos atendimentos clínicos que realiza em Lagoa da Prata. Trazer a psicologia para mais perto dos leitores através de textos que relacionem esse conhecimento ao cotidiano será o objetivo de seus textos.

 Casais em Conflito e Psicologia

 “Quando eu digo que deixei de te amar. É porque eu te amo. Quando eu digo que não quero mais você. É porque eu te quero.” Esse trecho é da música Evidências, famosa nas vozes de Chitãozinho e Xororó. Apesar de romântica, a letra descreve dificuldades de comunicação e conflitos enfrentados por um casal. Se na música, eles conseguem manter a relação, na realidade, os resultados costumam ser diferentes. Não são raros os casos de casais que decidem colocar um “ponto final” em relacionamentos marcados por constantes conflitos. A incapacidade de dialogar, de falar sobre os próprios sentimentos e opiniões de forma clara e a dificuldade de enxergar a situação do ponto de vista do(a) parceiro(a), são apenas alguns dos obstáculos capazes de dificultar a resolução de conflitos entre um casal.

Quando o assunto é término de relacionamento amoroso, é comum ouvir queixas de ambos os ex-parceiros de que o motivo que levou a relação ao fim não foi falta de amor e interesse de sua parte. Frases como “ainda gosto dele (dela), mas simplesmente não dava mais, a gente brigava muito…” ilustram bem o que digo. Se a paixão é o fogo que acende as relações amorosas, parece que a manutenção da mesma exige algo mais. Nascidos e educados em famílias e/ou culturas diferentes, é natural que os parceiros também tenham aprendido e desenvolvido maneiras diferentes de compreenderem a si mesmos, as pessoas e o mundo. Na medida em que essas diferenças surgem entre o casal, aparecem também os conflitos e a necessidade de habilidades para lidar com os mesmos sem comprometer a relação.

Após se desentender com o chefe no emprego, Sérgio chega em casa e procura sua esposa Marília. Ele quer desabafar. Já na metade da história percebe que a esposa continua na mesma posição, a expressão de seu rosto não mudou e ela não olha em seus olhos enquanto ele fala. Sérgio se irrita e começa a discussão.“ Você não está me ouvindo Marília. Aliás, você nunca me ouve. Não dá mais.” Revendo a situação, Sérgio reconhece que na maioria das vezes Marília é atenciosa com ele. Relembra que naquele dia já havia chegado em casa irritado por causa da discussão no emprego e que, para piorar, começou a desabafar com Marília justamente no momento em que passava o último capítulo da novela favorita dela. Ampliar a capacidade de analisar e de resolver conflitos cotidianos através do aprendizado de novas habilidades é a proposta da psicologia comportamental no apoio a casais como Marília e Sérgio. Um auxílio profissional que visa desenvolver a autonomia do casal como possibilidade de um novo recomeço.

Luciene Morais Batista – Psicóloga CRP 04/37799

Atendimentos na Clínica Viva Saúde

Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG

 Telefone: (37) 3262-2132 / 8842-4204

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?