fbpx
jc1140x200

Projeto “Novo Campo, Novo Canto” do FrigoBR fomenta ovinocultura em Japaraíba e região Centro-Oeste de Minas

Evento contou com a presença do presidente de ovinocultura da Accomig, Rogério Fernandes, que afirmou que o mercado da ovinocultura está muito aberto no Brasil e que há muita demanda. Ele também afirmou que projeto pode fazer com que Japaraíba se torne referência no segmento.

Cobertura do evento. (Fotos: Laiana Modesto/Jornal Cidade).

Publieditorial

O Figorífico Fr igoBR promoveu em Japaraíba, no sábado, 26 de setembro, o evento de abertura do projeto “Novo Campo, Novo Canto”, que tem o objetivo de fomentar a ovinocultura de corte, que se t rata da prática da zootecnia para estudo e criação de ovelhas na região. Um mercado que, de acordo c o m o p r e s i d e n t e d e ovinocultura da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (Accomig), Rogério Fernandes , está muito aberto para o Brasil e que devido a iniciativa do “Novo Campo, Novo Canto”, pode tornar o Centro-Oeste de Minas referência.

“Se multiplicar por vinte a produção hoje, ainda não será suficiente para abastecer a demanda do mercado interno. Fora isso, nós temos tradição imensa como país fornecedor mundial de proteína animal e frequentemente recebemos consultas de diversos países árabes querendo comprar ovinos. É um mercado muito grande e a iniciativa do projeto pode fazer com que esta região seja reconhecida no segmento, além de oferecer mais uma fonte de economia para a cidade e para o homem do campo”, comentou o presidente da Accomig, Rogério Fernandes.

Rafael Reis é produtor de ovinos, idealizador do projeto e proprietário do FrigoBR. (Foto: Laiana Modesto/Jornal Cidade).

Rafael Reis que é proprietário do FrigoBR, produtor rural de ovinos e idealizador do projeto “Novo Campo, Novo Canto”, comentou sobre como funcionará o projeto.

“Nós resolvemos estimular a ovinocultura aqui na região de forma que a gente possa beneficiar o produtor rural, então a partir disso, o frigorífico irá disponibilizar um veterinário e um zootecnista com visitas mensais para que ele possa produzir com técnica, com escala e com padrão. Toda esta assistência será gratuita para os produtores que aderirem ao programa e ainda, garantimos de forma contratual, a compra de toda a produção mensal”, afirmou.

Rafael também disse que para aderir ao projeto basta entrar em contato através das redes sociais @frigo.br ou através do Sicoob Lagoacred Gerais.

O evento chamou a atenção de centenas de produtores de Japaraíba e região, além disso, também despertou interesse de profissionais de outras áreas que foram conhecer um pouco mais da ovinocultura. Samir Fernandes é engenheiro eletricista, e disse que es tá analisando o negócio e que, possivelmente, entrará para o segmento.

“Desde quando o Rafael começou com a criação de ovinos, e ele me passou a big picture sobre a ovinocultura e os investimentos, eu e meu primo ficamos tendenciosos a investir, mas como não somos do meio rural acabamos postergando. Porém, com este novo projeto fica mais fácil da gente ter este supor te técnico e financeiro para fazer este investimento com mais segurança”.

Cobertura do evento. (Fotos: Laiana Modesto/Jornal Cidade).

O produtor de café e produtor de ovinos Célio Carvalho, da cidade de Oliveira, também prestigiou o evento e ressaltou sobre a importância do incentivo para as pessoas que estão entrando no mercado agora. “Eu estava na busca de uma segunda fonte de renda e a ovinocultura foi muito importante, pois os cordeiros capinam o café, ou seja, onde estão eu não tenho gasto com mão de obra e maquinário, eles fazem este trabalho, então é bem vantajoso, no entanto, como pequeno produtor eu tenho muita dificuldade de colocar os cordeiros para venda. Esta parceria com o FrigoBR será excelente, pois eles garantem a compra da produção mensal. Além disso, para quem está começando, ter todo o suporte técnico desde o início garante tranquilidade e eficiência. No meu caso, foi bem trabalhoso, pois foi preciso muita pesquisa e estudo até que eu tivesse experiência e conhecimento”, concluiu o produtor que já é produtor de ovinos há dez anos.

Durante o evento, ocorreram rodadas de negócios, palestras sobre o mercado e a produção da ovinocultura, e ainda, o projeto contou com a parceria do Sicoob Lagoacred Gerais que destacou sobre as linhas de financiamento que serão disponibilizadas para fomentar a ovinocultura e o presidente da cooperativa, Nilson Bessas disse que a instituição irá contribuir também para a capacitação dos produtores rurais. “ A cooperativa acredita muito nestes projetos que dão oportunidades econômicas para a nossa região. Portanto, a Lagoacred ajuda de duas maneiras. A primeira é o fomento financeiro para apoiar a implementação do projeto e a segunda é em relação a parte técnica e capacitação. A cooperativa fará workshops e palestras a fim de dar mais informações sobre a ovinocultura, fazendo com que es te assunto fique mais bem entendido e popular”. O evento fechou com um momento de network, coquetel e degustação de churrasco de cordeiro, estilo fogo no chão.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?