fbpx
jc1140x200

Projeto da Prefeitura de Lagoa da Prata forma atletas de nível mundial

Atleta do projeto, da Secretaria de Esporte, irá estudar em universidade dos Estados Unidos e é promessa para as Olimpíadas

Atletas do Projeto “Correndo para o Futuro Minas Olímpica- Lagoa da Prata” vem se destacando mundialmente. Uma delas está competindo em vários países e recebeu três propostas para estudar em universidades americanas.

O projeto da Prefeitura, coordenado pela Secretaria de Esporte, proporciona aos jovens treinos gratuitos de atletismo. Todo o custeio técnico, estrutural, viagens e transporte para as competições é oferecido pelo município.

De acordo com o treinador, professor Abel, o projeto está no melhor rendimento. “Além dos resultados, o projeto tem feito o seu papel que é de formar cidadãos”.

As Campeãs

Núbia Aparecida Soares, 17 anos, cursa o último ano do ensino médio e é um dos destaques do Projeto. Há dois anos ela treina no “Correndo para o Futuro”. “Conheci o projeto por meio da minha irmã que já treinava. Aqui passei a pensar no futuro. Vi que tinha uma oportunidade e muitas portas abertas”. Este ano ela conseguiu a Bolsa Atleta do Governo Federal de R$ 925,00 para ajudar nos treinos.

Núbia obteve ótimos resultados no salto triplo. Somente em 2013 a atleta conquistou:

– Campeonato Mundial de Menores, na Ucrânia – 4º lugar.

– Campeonato Panamericano Juvenis, na Colômbia – medalha de bronze.

-Jogos Olímpicos da Juventude, na Austrália- medalha de prata.

“Nunca tinha viajado para outro país”, diz Núbia. Hoje ela está no patamar para disputar as Olimpíadas e sonha participar da competição no Rio de Janeiro em 2016. “Preciso melhorar ainda. Quanto mais campeonatos e Recorde eu conseguir mais chances tenho de participar”, completa. “A minha família e amigos incentivam muito. Me espelho na Keila Costa, atleta pernambucana que também se destacou no atletismo”.

Durante o Campeonato Mundial de Menores na Ucrânia, técnicos americanos convidaram Núbia para estudar e competir em universidades dos Estados Unidos. Os convites eram para Universidades de Miami, Florida e Nova Yorque. Núbia escolheu estudar em Miami e já está aprendendo inglês, já que a mudança deve ocorrer no começo de 2014. A bolsa de estudo inclui moradia, alimentação e ajuda de custo.

 

Alexandra Maria Pimenta da Silva, a Xandinha, 16 anos, está cursando o 2º grau. Ela treina há cinco anos no projeto. Alexandra começou jogando Handebol e foi convidada pelo professor Abel, para participar do projeto de atletismo. Com três dias de treino foi para Poços de Caldas em um campeonato regional. “Ganhei prata e isso me motivou a treinar. No atletismo são provas individuais e depende muito do meu esforço. Quero continuar a competir e ir para as Olimpíadas”. Ela se destaca no lançamento de dardo e arremesso de peso.

Competições que se destacou:

2010 – Brasileiro Escolar, em Fortaleza- 5º lugar (dardo)

2011 – Brasileiro Escolar, em João Pessoa- quebrou o recorde Brasileiro na categoria mirim de Lançamento de Dardo. Ganhou ouro e prata.

2011- Sulamericano, na Colômbia – prata ( dardo)

2011- Brasileiro Mirim, em Porto Alegre – prata e Bronze ( dardo e peso)

2012 – Brasileiro Mirim, em Porto Alegre – prata (dardo e peso)

2012- Brasileiro Menores, em Maringá- bronze (dardo)

2013 -Brasileiro Menores, em Maringá- recorde brasileiro da categoria – ouro e prata (dardo e peso)

2013- Mundial Escolares, República Tcheca – bronze (dardo)

Alexandra também é tricampeã mineira de lançamento de dardo e bicampeã em arremesso de peso nos Jogos Estudantis de Minas Gerais – JEMG.

 

Outra promessa do projeto é Roberta Alves Severino, de 13 anos, que segundo o treinador é veloz e vem se destacando em competições. Ela treina desde os oito anos no projeto.

O projeto é aberto para os jovens em geral. Os interessados em participar podem procurar o treinador na Praça de Esportes, terça e quinta-feira de 7h30 às 9h00 ou segunda e sexta-feira de 15h00 às 19h00.

 

Adriano Santos – Portal TV Cidade, Lagoa da Prata.

Fonte: ASCOM

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?