fbpx
jc1140x200

Programa ‘Melhor em Casa’ será implantado em Santo Antônio do Monte

A equipe será composta por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, nutricionista, e enfermeiro.

GEDSC DIGITAL CAMERA

O Ministério da Saúde habilitou uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar de Santo Antônio do Monte, por meio da Portaria Nº 3.654, para implantar o programa “Melhor em casa”.

Segundo a secretária municipal de saúde, Carla Santos, o objetivo do programa é promover cuidado qualificado e integral para as pessoas dentro de seu domicílio, reduzir os custos econômicos e sociais com hospitalizações, proporcionar uma porta de saída qualificada para o hospital local, garantindo cuidado qualificado após, ou antes, da alta hospitalar e também promover apoio às equipes da Estratégia de Saúde da Família.

A equipe será composta por médico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, cirurgião dentista, nutricionista, e enfermeiro. A secretária ressalta que esta equipe multiprofissional ficará a cargo de realizar as visitas domiciliares, para os pacientes que não conseguem sair de casa.

O custeio da equipe será feito pelo Ministério da Saúde. A secretária enfatiza, que a equipe atenderá também pacientes encaminhados pela Santa Casa de Misericórdia, pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelas Unidades Básicas de Saúde.

“Nós vamos priorizar aqueles pacientes que estão acamados, que têm dificuldades até mesmo de sentar em uma cadeira. A equipe vai atender além desse paciente, a família dele também, através da criação do Plano de Cuidados. Esse Plano de Cuidados vai ajudar a família como cuidar do paciente, vão ser elaborados os cuidados diários que a família terá com o paciente. Não vai ser apenas a equipe, a família terá que se integrar e se envolver com os cuidados do paciente”, esclarece.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?