Programa ‘Lagoa livre para crescer’ é lançado em Lagoa da Prata
O lançamento contou com a presença de autoridades do poder público estadual e municipal além de entidades parceiras do programa. Após o lançamento, as autoridades seguiram para a sede da ACE/CDL para conhecer a Sala Mineira. O evento não foi aberto ao público, devido à pandemia da covid-19.
Karine Pires
O lançamento do programa Lagoa Livre Para Crescer foi realizado na manhã desta quarta-feira (4), no Teatro Fausto Resende, em Lagoa da Prata. O programa é uma iniciativa da Prefeitura Municipal com a ACE/CDL, Sebrae Minas e as cooperativas Sicoob Lagoacred e Sicoob Crediprata, com o objetivo de prestar suporte ao empreendedor lagopratense e desenvolver a economia da cidade.
Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito Di Gianne Nunes, o vice-prefeito Joanes Bosco, a presidente da Câmara Municipal, Carol Castro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Guilherme Augusto e o subsecretário regional de Desenvolvimento Econômico, Douglas Cabido, além dos representantes dos parceiros do programa.
A apresentação foi iniciada após pronunciamento do prefeito Di Gianne Nunes e o secretário adjunto do governo estadual de Minas Gerais, Guilherme Augusto. Em seguida, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata, Rogério Corgosinho, explicou os detalhes técnicos do programa. Rogério disse à redação que a porta do programa é a Sala Mineira, que será responsável por captar recursos e direcionar o empreendedor.
“O programa “Lagoa Livre para Crescer” terá como porta do empreendedor a Sala Mineira, além dela, ele terá a oportunidade de ser bem atendido e direcionado. O empreendedor também terá uma forma especial de atendimento nas cooperativas. Além disso, a gente criou a ouvidoria do empreendedor para escutá-lo , verificar qual é a demanda dele e o que ele quer que a Prefeitura faça em relação à legislação”, explicou o secretário.
Rogério afirmou ainda que só assim será possível o desenvolvimento econômico do município.

O secretário explicou o passo a passo do programa, que vai funcionar da seguinte forma:
- 1ºpasso: Sala Mineira do Empreendedor: Abertura de Empresa em cinco minutos e atividades de baixo e médio risco sem necessidade prévia de alvará;
- 2º Condições para empreender: Capacitações de apoio do Sebrae, plano de associado ACE/CDL, Ouvidoria do Empreendedor e Certificado: Lagoa Livre Para Crescer;
- 3º Passo: Sicoob Lagoacred Gerais e Sicoob Crediprata – Linhas especiais de crédito e orientação para empreender.
Após os pronunciamentos e explicações de como será o funcionamento do programa, todos seguiram para a sede da ACE/CDL para conhecerem a Sala Mineira, que a partir desta quarta-feira (5), será na associação. Mais detalhes do programa serão divulgados na tarde desta quarta-feira (5), conforme informado pelo secretário.
Desenvolvimento em outras cidades
O subsecretário de Desenvolvimento Econômico Regional, Douglas Cabido, informou que o programa está seguindo a cartilha e está completo. Ainda citou que há planos de que esta iniciativa seja feita em outros municípios do Centro-Oeste MG.