Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar 2019 é lançado em Lagoa da Prata

Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar 2019 é lançado em Lagoa da Prata

Projeto de educação estimula alunos para ações de preservação do meio ambiente

Fotos: Divulgação

No dia 2 de agosto ocorreu o lançamento do Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar 2019 (Progea) em Lagoa da Prata. O trabalho foi iniciado na Escola Municipal Doutor Jacinto Campos e contou com os representantes dos apoiadores da causa, Polícia do Meio Ambiente, Biosev, Pharlab e Sicoob Crediprata.  O objetivo é desenvolver o pensamento crítico e investigativo pautados nos textos inseridos no caderno do aluno, vinculando-os às realidades socioambientais da sua escola/comunidade identificando o problema, analisando, tomando decisão e a sua avaliação. Além disso, juntamente com os alunos é escolhido um “problema ambiental” para, a partir disso, estabelecer as ações a serem executadas.

Sargento Leonardo, mentor do projeto

As atividades são desenvolvidas pelo Sargento Leonardo Ribeiro Borges, trazendo o tema “Instruir, proteger e preservar”. O projeto também é realizado em Moema e Japaraíba. Segundo o sargento, os alunos também participam de atividade extraclasse, visitando lugares que irão complementar os temas trabalhados, bem como atividades de campo que colaborem nas ações desenvolvidas por eles para o cumprimento do disposto na terceira ação. “Também como forma de materialização do programa, é criado o “Clubinho Ambiental da Escola”, cujo objetivo é a manutenção de um grupo permanente de alunos, que estarão estimulando as discussões acerca dos problemas ambientais vivenciados no dia a dia em sua escola. O Clubinho será o responsável pela implementação e execução das ações propostas para minimização ou solução do problema escolhido na terceira ação”, explicou Leonardo.

Ao final dos encontros, acontece a formatura dos alunos, como diz o sargento: “A formatura envolve a participação de todos aqueles envolvidos no processo (professores, mediadores, pais, membros da comunidade, voluntários e autoridades). Este é um momento de afirmação da proposta e, sobretudo, de valorização dos alunos, bem como a confirmação dos valores e ética compreendidos e estimulados durante o projeto”.

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