fbpx
jc1140x200

Profissionais das Escolas Estaduais de Lagoa da Prata e região aderem à greve

Fotos: Rafael Camargos

Dezenas de profissionais das Escolas Estaduais de Lagoa da Prata e região aderiram à greve reivindicando o pagamento integral dos salários do mês de maio e a volta do pagamento no quinto dia útil. De acordo com Jaime Alves Moura, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) – subsede Lagoa da Prata, alguns servidores ainda não receberam o salário e muitas escolas da cidade aderiram ao movimento. “O que eu soube, é que os aposentados receberam R$ 500 reais, e o pessoal que está na ativa, recebeu ontem a segunda parte da segunda parcela, um absurdo! O salário foi dividido em três parcelas, e agora ele (o governador), depositou a segunda metade da segunda parcela. Essas reivindicações são para que volte a regularidade do pagamento em dia”, comentou.

Jaime demonstrou surpresa, pois segundo ele, essa região é difícil de conseguir uma paralisação.“Temos algumas escolas aqui de Lagoa paradas, assim como em Arcos, Iguatama, que pertencem a subsede de Lagoa da Prata. Cidades como Luz, Pains, Formiga, Córrego Danta, Corrégo Fundo, e outras como Divinópolis estão paralisados. No estado inteiro a uma adesão muito grande nas paralisações”, argumentou.

Quando questionado sobre os prazos para o fim da greve Moura disse que não existe uma data definida, e completou: “Isso irá ocorrer quando ele regularizar os pagamentos de toda a categoria, e até agora ele não regularizou”. A um pedido da volta do pagamento do 5º dia útil. Vai depender do que ele regularizar hoje ou amanhã.Estamos em greve desde o dia 11, porque exigimos o pagamento no 5º dia útil, que seria dia 8, e ele não pagou, e como ele não pagou, ficou definido no congresso do Sid-Ute, mas algumas escolas só aderiram depois”, terminou.

Segundo o diretor da Escola Estadual, Roberto Wagner, a escola aderiu à greve parcialmente. “Temos planos de retornar na segunda-feira (25). As reivindicações são várias, mas “a gota que derramou o copo” foi o parcelamento do salário dos servidores da educação e o atraso do parcelamento, ou seja, não está pagando. Não há um prazo determinado para voltarmos, mas temos essa pretensão de voltar na segunda, porém, o futuro ainda é incerto”.

A Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais divulgou uma nota afirmando que “os depósitos dos demais valores continuarão sendo feitos à medida que o fluxo de caixa for se normalizando”. A previsão para pagar a segunda parcela para os servidores de todo o funcionalismo está prevista para do próximo dia 25.

Ainda no dia de hoje (21), profissionais da educação estadual de Lagoa da Prata fizeram uma manifestação na praça Coronel Carlos Bernardes. Com a paralisação, centenas de alunos ficaram prejudicados, porém, as aulas deverão ser repostas até o final do ano.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?