Professor dá dicas para alunos que vão realizar provas do ENEM neste fim de semana

Professor dá dicas para alunos que vão realizar provas do ENEM neste fim de semana

1ª etapa do exame aconteceu no dia 17 de Janeiro com a prova de redação, 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 questões de Ciências Humanas. A ausência de distanciamento e salas cheias, foram relatadas na realização do exame em Lagoa da Prata. No país, as salas ultrapassaram o percentual de ocupação permitido.

Karine Pires

Acontece neste final de semana a 2ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (ENEM) que abordará as questões de Matemática e Ciências da Natureza. A realização do exame estava sob avaliação da Justiça Federal, que negou o pedido da Defensoria Pública da União (DPU) de adiar o exame. A DPU alegou que o INEP não respeitou o percentual de ocupação  permitido nos locais de prova, o que gerou lotação em diversas salas do país. Fator também que impediu que alguns alunos pudessem fazer o exame.

Desta forma, a redação do Jornal Cidade reuniu dicas com os professor de Matemática, Vander Fonseca, mais conhecido por Vandão, do Centro Educacional Tutores, para a realização da prova de Matemática do exame.

Vander Fonseca, professor de matemática. (Foto: arquivo pessoal).

Confira abaixo algumas dicas para a realização da prova de matemática

O Enem utiliza o método TRI para calcular as questões da prova, este método prevê maior pontuação para questões fáceis e menor pontuação para questões difíceis. De acordo com o Professor Vandão, buscar as questões fáceis na prova é uma das maneiras de ir bem no exames.

  • Questões fáceis possuem: gráficos, porcentagem, algo relacionado ao conteúdo tridmensional, casas decimais etc.
  • Questões difíceis: Logaritmo, função seno e cosseno, geometria analítica

Outras dicas

Outra dica importante, dada pelo professor Raimundo Alves de Brito do Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI) em entrevista para o portal Agência Brasil, manter a calma também é importante. “A gente nem sabe como pedir, está todo mundo muito agitado, mas eu pediria calma. A prova está difícil para todo mundo, a situação é essa para todo mundo. É preciso calma e concentração para fazer a prova”, recomenda o professor.

O tempo em cada questão é valioso e é importante se atentar a ele também e saber identificar as questões que tem mais afinidade e que o aluno acredita que vai resolver é imprescindível. Conforme informado pelo professor ao Portal Agência Brasil  “Tivemos o caso de um aluno, ainda que ele estava fazendo a prova apenas como treineiro, que passou cerca de 30 minutos em uma questão e não conseguiu concluir a prova. Deixou de resolver questões elementares que só de passar o olho conseguiria resolver”.

O que não pode esquecer

Horário:  Abertura dos portões: 11h30; Fechamento dos portões: 13h; Início das provas: 13h30 e Término das provas: 19h.

Netwise

 Cuidados: Desligue todos os aparelhos eletrônicos antes de guardá-los no envelope de porta-objetos que será disponibilizado. Caso ele toque, o candidato pode ser eliminado. Peças de roupas como chapéus, gorros e bonés são proibidos; acessórios como óculos escuros, relógios e materiais como lápis e borracha devem ficar dentro do envelope. Planeje-se para chegar cedo e não esqueça de considerar que muitas pessoas estarão se dirigindo para o mesmo local de prova, o que pode gerar trânsito e atrasos.

Lembre-se: É obrigatório o uso da máscara a todo momento nos locais de prova, mesmo fora das salas de aula. Leve máscaras reservas para trocar, se necessário. Caso tenha em casa, leve o próprio álcool em gel. As salas terão álcool em gel disponível para quem não levar.


Leia Mais:
Alunos relatam dificuldades na realização do Enem e notam desorganização em alguns locais de prova
Candidatos com sintomas de covid-19 podem solicitar reaplicação do Enem

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄