fbpx
jc1140x200

Primeiro medicamento genérico para tratamento de TDAH é lançado por empresa lagopratense

Este mês marca o início da produção do genérico dimesilato de lisdexanfetamina indicado para o tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH). O medicamento será produzido pela Pharlab, indústria farmacêutica mineira e membro da divisão de genéricos da Servier.

O genérico que por lei irá custar 35% menos em relação ao medicamento de referência, irá contribuir para ampliar o acesso ao tratamento do TDAH, que, de acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o número de casos varia entre 5 e 8% no mundo. A redução de custo será essencial, pois trata-se de um medicamento de uso recorrente e que, atualmente, uma caixa com 28 cápsulas supera o valor de R$ 400.

O produto segue todos os padrões de bioequivalência em relação ao medicamento de referência e foi inteiramente desenvolvido na Pharlab em um processo que começou há mais de seis anos. Internamente, a companhia adota rigorosos processos e possui as certificações da Anvisa e, desde 2023, a certificação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), órgão regulador no mercado Europeu.

“Desenvolver um medicamento genérico é um processo que envolve muita exigência e minúcia. Várias etapas críticas precisaram ser vencidas para garantir a eficácia e a segurança do produto. No caso desse produto, as discussões começaram em 2018 com uma equipe multidisciplinar. Em 2019, o desenvolvimento começou de forma específica, desde a pesquisa inicial e desenvolvimento laboratorial até os testes clínicos e a submissão à ANVISA”, comenta Eduardo Martins, Presidente da Pharlab.

Medicamento genérico vai contribuir para crescimento da oferta em farmácias independentes

Mesmo com o perfil de custo mais elevado, o mercado da molécula supera 2 milhões de caixas vendidas por ano, sendo que ¾ do mercado está nas grandes redes, segundo o IQVIA. Com a chegada do genérico a expectativa é de crescimento da adesão ao tratamento e esse movimento pode apresentar aumento na performance de vendas em farmácias associativistas e independentes, já que o menor custo será um fator preponderante.

“Estamos prontos para atender a demanda que pode estar reprimida devido ao custo atual no mercado. Nosso nível de serviço supera 98% e alcançamos 95% das farmácias em todos os estados do país. Isso nos coloca em excelentes condições de ser o primeiro laboratório a apresentar essa molécula genérica no mercado”, destaca Eduardo.

Plano de lançamento Pharlab visa levar informação para diversos canais de venda

As apresentações serão comercializadas em três concentrações – 30 mg, 50 mg e 70 mg, todas com 30 cápsulas, para atender as diversas indicações previstas para o medicamento. A companhia adotou um projeto de lançamento que envolve comunicação em canais especializados e, além disso, cerca de 100 consultores de vendas estão preparados para apresentar o medicamento aos diversos públicos visitados pela empresa: Distribuidores, Redes de farmácias, Associativismo e farmácias independentes, para as quais o laboratório mantém atendimento direto e indireto. Essas lojas também podem contar com um programa de treinamento direcionado para farmacêuticos.

Além do movimento externo, a companhia irá atender de forma precisa médicos, farmacêuticos e pacientes que tiverem dúvidas sobre o lançamento. O atendimento pelo SAC está disponível no telefone 0800-037 33 22.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/setembro/entre-5-
e-8-da-populacao-mundial-apresenta-transtorno-de-deficit-de-atencao-com-
hiperatividade

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?