Prefeituras da região decidem suspender atividades econômicas por sete dias

Prefeituras da região decidem suspender atividades econômicas por sete dias

Entre os municípios, já se posicionaram com novo decreto Formiga e Iguatama. Medidas valem a partir de segunda-feira (29).

Laiana Modesto


Em uma reunião virtual que ocorreu na tarde de sábado (27), prefeitos e secretários de Saúde de algumas cidades da região Centro-Oeste de MG, discutiram medidas mais rígidas para conter o avanço da covid-19, levando em consideração a superlotação de leitos, serviços de internação já bastante saturados e pela crescente incidência de novos casos, o que impacta diretamente no colapso das unidades hospitalares.

Na reunião, o documento final foi apresentado e cabe agora aos gestores das cidades da região aderir ou não as restrições.

Formiga

Em Formiga, o prefeito Eugênio Vilela, decretou, através do documento nº 8.730 publicado neste domingo (28), a suspensão do funcionamento de todas as atividades econômicas de maneira presencial pelo período de sete dias, a começar a contar a partir desta segunda-feira (29), sendo autorizado somente o funcionamento por meio de aplicativos, internet, telefone ou outros instrumentos similares para entrega de mercadorias em domicílio, ou seja, no formato delivery, sendo vedada a retirada no local.

A vedação se estende ao funcionamento de bancos, lotéricas e congêneres, devendo ser mantido o funcionamento do autoatendimento, bem como os serviços prestados por meio do aplicativo da agência bancária.

Leia o decreto completo, clicando aqui.

Iguatama

Em Iguatama, o decreto nº 105/2021 foi publicado neste domingo. Na cidade, também estão suspensos os atendimentos presenciais de diversas atividades econômicas, a partir de segunda-feira (29) e a medida vale pelo período de sete dias.

O delivery será autorizado para fornecimento de peças e suprimentos automotivos, insumos de informática e telefonia móvel, bem como de gêneros alimentícios. Continua vedada a comercialização de bebidas alcoólicas inclusive mediante o formato delivery.

Assim como em Formiga, poderão funcionar de maneira presencial farmácias e drogarias, postos de combustíveis, oficinas de veículos automotores de propulsão humana, comércio de gases industriais e medicinais, indústria de alimentos, serviço de transporte público e privado de passageiros, serviços públicos da administração pública a serem definidos em ato próprio do poder Executivo. Serviço de assistência veterinária, serviços assistenciais de saúde voltados aos atendimentos de síndromes gripais de urgência, pré-natal e vacinação. Serviço de fisioterapia de urgência e atendimento domiciliar.

Netwise

Permitindo também o serviço de podologia tão somente para atendimento domiciliar, serviços de hotelaria, hospedagem, pousadas, motéis e com gêneros para uso de natureza residencial, bem como isolamento em caso de suspeita ou confirmação da covid-19. Serviços de carga e transportes voltados ao atendimento da cadeia de alimentação, serviço de conservação e limpeza, domésticos e de cuidados e terapeutas, indústria ligadas às atividades hospitalares e de insumos agrícolas.

Lagoa da Prata

Por meio de nota, a Prefeitura de Lagoa da Prata informou que até o presente momento não há alteração no Decreto Municipal n° 74, que trata sobre a onda roxa, medidas de restrições e informações referentes aos serviços essenciais. Conforme a Assessoria de Comunicação do Executivo, a Secretaria de Saúde continua trabalhando em regime de plantão, acompanhando os dados, números e evolução da Covid-19 no município.

Arcos

Já em Arcos, foi informado pela Prefeitura, que às 17h deste domingo, haverá uma reunião extraordinária do Comitê Municipal Covid-19, que irá tratar sobre a reunião virtual realizada no sábado, com os prefeitos da região.

Portanto, somente após esta reunião, poderão ou não sair novas medidas. A Prefeitura ainda pediu para que todos continuem tomando os devidos cuidados de distanciamento e só saiam se for necessário, para não causar aglomerações em filas de supermercados e em outros estabelecimentos comerciais.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄