fbpx
jc1140x200

Prefeituras da região adotam medidas para beneficiários do Auxílio Emergencial

Medidas objetivam evitar aglomerações nas portas de agências bancárias e proporcionar que o atendimento aos beneficiários seja aguardado com segurança e comodidade.

Reportagem: Karine Pires

Em decorrência da Covid-19, os Governos Federal, Estadual e Municipal vêm adotando diversas medidas para manter a economia do país ativa, assegurando a segurança das pessoas. Uma das medidas para ativar a economia e ajudar os mais necessitados é a concessão do Auxílio Emergencial destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer o custeamento das despesas básicas dessas pessoas no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do coronavírus.

Em função da demanda, os atendimentos em bancos têm demorado e causado aglomerações na porta das agências. Por isso, alguns municípios da região Centro-Oeste MG têm adotado medidas que trazem mais segurança e comodidade para que essas pessoas tenham um atendimento melhor enquanto aguardam nas filas dos bancos e casas lotéricas.

A Prefeitura de Formiga elaborou um projeto que está em fase experimental, no Centro da cidade foi montado uma estrutura na porta da agência da Caixa Econômica Federal com tendas e cadeiras posicionadas com um metro e meio de distância para evitar o contato com outras pessoas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também há servidores no local que borrifam álcool nas mãos das pessoas e orientam sobre outras medidas de prevenção da doença.

A Polícia Militar que apoia o projeto, está no local para garantir a segurança das pessoas e controlar o trânsito que está sendo realizado em meia pista. Na Praça Getúlio Vargas será criado um ponto de atendimento com distribuição de senhas para direcionar o atendimento para casas lotéricas da região central.

Em Santo Antônio do Monte, segundo a Assessoria de Imprensa, a Vigilância Sanitária está alinhando como vão realizar esta operação de montagem da estrutura com tendas e cadeiras, mas que este projeto será adotado assim como está sendo em outros municípios da região. Além da estrutura, haverá orientação dos fiscais da Prefeitura sobre o distanciamento social e distribuição de máscaras no local.

Ainda segundo a Assessoria de Imprensa, a Prefeitura adotou a medida de fiscalizar os estabelecimentos da cidade. O estabelecimento comercial que for constatado a presença de uma pessoa sem máscara de proteção estará sujeito a multa no valor de 10 mil (dez) Unidade Padrão Fiscal Municipal (UPFM) – R$ 6 mil reais, caso existam duas ou mais pessoas em desacordo UPFM com o Decreto, a multa será de vinte mil UPFM.

(Foto:Reprodução/Internet)

Já em Arcos um trecho da Avenida Governador Valadares será fechado provisoriamente de 6h às 14h para organizar a fila de acesso ao banco da Caixa Econômica Federal que está localizado na avenida. A agência bancária realizou a demarcação da fila respeitando a recomendação da OMS, distanciamento de 1,5 metros entre uma pessoa e outra na avenida. Esta ação passou a ser adotada pelo município a partir de terça-feira (5) e assim como a Prefeitura de Formiga é realizada com o apoio da Polícia Militar.

(Foto: Reprodução/Internet)

Em Lagoa da Prata, o secretário de Saúde Geraldo de Almeida, respondeu através de sua secretária que esta responsabilidade não é do município.

Essa ação junto às instituições bancárias não é de responsabilidade do município, até mandamos a guarda municipal nas filas pra tentar organizar, foi feito contato com a gerência dos bancos, mas eles só organizam dentro das agências, não disponibilizarão funcionários pra ajudar na organização e distanciamento nas filas.

O Jornal Cidade tentou contato com o gerente da Caixa Econômica Federal de Lagoa da Prata e não obtivemos resposta até o fechamento desta matéria, mas caso haja um posicionamento a matéria será atualizada.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?