fbpx
jc1140x200

Prefeitura realiza Audiência Pública para as pastas de Cultura e Esporte

O Teatro Fausto Resende foi palco para as Secretarias apresentarem Lei Orçamentária Anual e população teve oportunidade de sugerir ações e investimentos.

Foto: Prefeitura de Lagoa da Prata

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a Secretaria de Esporte, realizaram na tarde da quinta-feira (05), a Audiência Pública para tratar da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2020. A Audiência aconteceu no Teatro Fausto Resende e contou com a participação dos secretários, representantes de conselhos municipais e participação popular de alguns segmentos da sociedade.

A Lei Orçamentária Municipal nada mais é que uma proposta da Administração Pública que contém a previsão das receitas e a fixação das despesas para o exercício financeiro do ano seguinte. É a previsão do que a Prefeitura vai arrecadar e onde vai gastar este dinheiro.

A Secretaria de Cultura e Turismo foi quem abriu a audiência. Após a apresentação das receitas e despesas para 2020, foi dado espaço para que a sociedade apresentasse sugestões para investimentos e ações da pasta.

A Associação de Moradores do Bairro Santa Alexandrina se fez presente na audiência, com o intuito de cobrar da secretaria, ações para reforma e conservação do Museu, antigo casarão do fundador de lagoa da Prata. Na ocasião, a associação reclamou da atual situação do casarão e cobrou uma postura da secretaria em relação à iluminação pública e manutenção periódica da praça do museu e seu entorno.

A Secretaria de Cultura se prontificou a atender aos pedidos da associação, porém justificou, alegando que atualmente o casarão não é responsabilidade da gestão e sim da Fundação Futura. O Secretário Vilmar Pereira, disse que há algum tempo vem trabalhando com a intenção de acelerar o processo de devolução do Museu e Estação Ferroviária para a prefeitura.

“É intenção tanto da gestão quanto da Fundação Futura de agilizar esse projeto de devolução dos bens tombados para a Prefeitura. Mas a Futura tem alguns problemas com relação à prestação de contas e enquanto isso não for resolvido, não podemos dar continuidade ao processo de devolução desses patrimônios à prefeitura”, completou o responsável pela pasta.

Nenhum representante da Fundação Futura esteve presente na Audiência Pública da Secretaria de Cultura e Turismo.

Secretaria de Esportes.

Após a apresentação da Cultura, foi a vez da Secretaria de Esportes também realizar a Audiência Pública para Lei Orçamentária Anual. O Secretário da pasta, Gilfar Alves, juntamente com Christian Freitas, apresentaram as ações da secretaria e investimentos para o ano de 2020.

Christian salientou que a pasta recebe pouco mais de 1% da arrecadação do município. E que mesmo sendo uma pasta com poucos recursos e material humano, o esporte consegue realizar ações que vão de encontro à formação atletas. Christian citou também as reformas realizadas na Praça de Esportes Municipal e sobre o desempenho de atletas de alto nível, principalmente no atletismo e natação,  formados em Lagoa da Prata.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?