fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Samonte realizará ações para restaurar Casarão Monsenhor Otaviano

Ações têm sido coordenadas entre a Mitra e a pasta de Cultura e Turismo.

O Casarão Monsenhor Otaviano, conhecido como Casa do Padrinho Vigário, receberá uma restauração completa. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte que, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou ações emergenciais para restaurar o imóvel. A reunião que determinou as ações foi realizada na quinta-feira (22).

Participaram da reunião o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ismael Henrique Costa, o representante da Mitra, Padre Luiz Henrique – responsável pela Paróquia Santo Antônio, e a vereadora Evelyn do Couto Rodrigues. Conforme informado em nota, a Mitra enviou um ofício assinado pelo Bispo Dom José Aristeu Vieira, ao Conselho de Cultura e à Prefeitura Municipal. No requerimento de revogação, foi informado que a Mitra  não tinha condições de manter a integridade física do imóvel. O prefeito Léo Camilo fez o anúncio durante encontro para a assinatura do decreto que revogou, a pedido da Mitra, o termo de compromisso em vigor. Nova parceria será firmada com a igreja.

Portanto, desde o início do mandato, a atual gestão iniciou ações com o Padre Luiz Henrique para formalizar um novo formato de parceria a fim de preservar o imóvel e ter a participação da igreja, visto que, ele possui características religiosas em sua história. Em nota, o Padre Luiz informou que a revogação é resultado de um diálogo maduro entre a entidade e o poder público.

“Esta revogação é resultado de um maduro diálogo entre o Conselho Paroquial Para Assuntos Econômicos da nossa paróquia, o Conselho Diocesano de Bens Patrimoniais da diocese de Luz e a Prefeitura de Santo Antônio do Monte, com o desejo de que o imóvel seja mantido, conservado e melhor utilizado. Estando, juridicamente sobre os cuidados da Mitra, o município ficaria impedido de aplicar recursos do Estado na reforma e manutenção, e caberia unicamente a Igreja assumir todos os seus gastos, o que neste momento, é algo sacrificante para nós enquanto Paróquia, pois não dispomos de recursos disponíveis. Sabemos que a Secretaria de Cultura e Turismo assessorada pelo Conselho Municipal de Cultura, irá desempenhar com maior propriedade este papel. Deixo esclarecido que a Paróquia não está deixando a casa, mas sim reformulando a forma de uso da mesma, e compartilhando com a Prefeitura, este papel. Futuramente, após as reformas, repassaremos informações quanto à sua utilização e visitação”, afirmou

Ações

Em nota, o Prefeito Léo Camillo informou que neste primeiro semestre serão feitas ações emergenciais necessárias para recuperar partes danificadas do imóvel e evitar deterioração de sua estrutura, que receberá posteriormente restauração completa- um projeto mais detalhado será elaborado por uma empresa especializada. o prefeito, reiterou ainda que as medidas foram tomadas para a preservação do Casarão, do acervo e da memória do Padrinho Vigário, além de dar uma usabilidade para o imóvel.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?