Prefeitura de Samonte extingue obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados
Decreto n°083/2022, com validade oficial a partir desta segunda-feira (14), desobriga o uso do equipamento em todo o território do município.
A Prefeitura de Santo Antônio do Monte publicou nesta segunda-feira (14), um decreto que afasta a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, inclusive em locais fechados.
De acordo com a justificativa que consta no documento, a medida considera a redução dos casos que exigem internações hospitalares e a atual taxa de cobertura vacinal no município: 86% da população está vacinada com as duas doses da vacina e 41,7% com a dose de reforço.
O decreto, contudo, mantém a obrigatoriedade das máscaras para indivíduos com sintomas de síndrome gripal ou manifestação de síndromes respiratórias agudas graves, na forma do regulamento federal.
A desobrigatoriedade vai contra algumas das orientações do Governo do Estado de Minas que, na semana passada, tornou o uso de máscaras facultativo em ambientes abertos. Contudo, para o governador Romeu Zema, somente cidades com 80% da população vacinada com a segunda dose e 70% com a dose de reforço poderão desobrigar também em locais fechados, o que não é o caso de Santo Antônio do Monte.

Confira o decreto na íntegra aqui.