fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Santo Antônio do Monte exonera dois servidores ligados à cultura do município

“Eu trabalhei 26 dias sem saber que havia sido demitido”, reclama maestro Coimbra

 

 

No mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Monte exonerou dois funcionários do setor de cultura. Foram desligados o secretário de Cultura Carlos Lúcio Gontijo, 64, e o maestro da banda Lira Monsenhor Otaviano, Otaviano José Coimbra, 72.

O músico afirma que trabalhou durante 26 dias sem ser informado que havia sido demitido. O maestro explica que a prefeitura paga o salário dos seus funcionários através da Caixa Econômica Federal por volta do dia 5 ou 6. “Fui acompanhando e nada caía na minha conta. Daí pensei: A prefeitura está apertada mesmo, não pagou nem o salário. Já no dia 8 eu fui atrás para saber se o pessoal estava recebendo, e estava. Sabendo disso, fui até o departamento pessoal da prefeitura e pedi o meu contracheque de outubro, e a funcionária, que foi muito educada, me disse que não existia contracheque e sim uma rescisão de contrato para eu assinar. Mas eu havia ficado sabendo do meu desligamento ali naquele exato momento. De
acordo com os documentos, eu fui exonerado no dia 14 de outubro, e no dia 10 de novembro eu ainda estava tentando entender o que havia ocorrido. Eu trabalhei vinte e seis dias sem saber que havia sido demitido. Nem aviso prévio eu recebi e até hoje não me deram a justificativa”, afirmou.

 

SEMANA SANTA
Tradicionalmente, a Banda Lira Monsenhor Otaviano se apresenta durante as celebrações da Semana Santa. O maestro preferiu não comentar se haverá ou não a participação dos músicos no evento religioso. “No ano passado nós apresentamos em todas as paróquias e os padres ficaram extremamente agradecidos, mas neste ano ainda prefiro não falar no assunto. Resumidamente posso dizer que a banda está fechada para balanço. Eu achei que a administração tivesse mais apreço pela cultura, mas na verdade eles não sabem o que é cultura. Os músicos sempre tocaram por amor, porque incentivo nunca tiveram”, frisou.

[pull_quote_left]De
acordo com os documentos, eu fui exonerado no dia 14 de outubro, e no dia 10 de novembro eu ainda estava tentando entender o que havia ocorrido. [/pull_quote_left]

A Banda Lira Monsenhor Otaviano, de acordo com Coimbra, foi criada no início do século passado e hoje conta com 21 músicos. “Eu nasci dentro da banda e aprendi com ela. Desde 2009, ano em que ingressei como maestro, formei mais de trinta músicos. Não temos apoio da Prefeitura, do Estado e nem da União. A única coisa que a prefeitura fazia era pagar o salário do maestro. Possuímos um terreno doado pelo ex prefeito Léo Camilo, mas a banda não possui recursos para a construção. Eu me dedicava duas vezes por semana à banda, mas sempre trazia alunos em minha casa para fazer exercícios e ensaiar, pois alguns instrumentos eu não conseguia levar para o local do ensaio, como é o caso do teclado, usado para fazer o ritmo para eles, bem como as partituras que faço a edição através de um programa. Na verdade eu sempre fiz por amor, porque o salário não compensa. Mil e duzentos por mês? Se eu arrumar cinco alunos particulares eu ganho mais do que isso”, frisou.

Banda Lira Monsenhor Otaviano
Banda Lira Monsenhor Otaviano

O OUTRO LADO
Em nota enviada ao Jornal Cidade a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos informou, através assessoria de comunicação, que a exoneração do ex-secretário Carlos Lúcio Gontijo e do maestro Coimbra atende a necessidade de reorganização do organograma da Prefeitura. “O remanejamento ou desligamento de funcionários de livre nomeação é um processo permanente e natural das administrações, que ocorre em todos os setores e hierarquias.
Não foram definidas substituições paras as funções citadas e no momento a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo permanece desenvolvendo as atividades programadas. Haverá tempo hábil para novas definições e a apresentação da Semana Santa em abril de 2015 acontecerá sem transtornos”.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?