fbpx
jc1140x200

Prefeitura de S. A. do Monte divulga telefones para recolhimento de lixo

Foto: Francisco Araújo - Center Bikes

Índice de infestação da dengue é considerado de baixo risco, mas ações de limpeza e participação da população são necessários, divulgou a Secretaria Municipal de Saúde

A Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Monte divulgou, nesta quinta-feira (23/11), o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa) realizado no fim do mês de outubro. Segundo os parâmetros do Ministério da Saúde, o município tem baixo risco de epidemia, com 0,2% de infestação do mosquito na cidade. A Prefeitura de Samonte destaca que este índice resultou do trabalho permanente realizado no combate aos focos do mosquito e que ações de limpeza serão intensificadas, mas que a colaboração da população continua sendo fundamental para manter o índice de baixo risco.

O período entre novembro e maio é considerado historicamente o mais crítico do ano, com maior número de casos devido as condições climáticas. Cerca de 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios. Além da dengue, o mosquito também transmite Zica e Chikungunia, doenças potencialmente fatais. A recomendação do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde é que a população redobre os cuidados com o descarte de lixo adequado e a eliminação de água parada. Dentro do programa “Samonte Mais Limpa: Responsabilidade de Todos”, telefones úteis para o recolhimento de lixo específico estão sendo divulgados em diversas mídias (veja quadro) e na segunda etapa será realizado um mutirão de limpeza no município.

Por: Ismael Costa (ASSCOM – Prefeitura de Samonte)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?