fbpx
jc1140x200

Prefeitura de LP esclarece problema de efetivação de inscrição do concurso

Imagem: Ilustração / Reprodução da internet

A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, após reclamação de que boletos haviam sido hackeados, emitiu uma nota para esclarecer o assunto. A suspeita de que a situação poderia ser confirmada veio após uma vítima procurar a assessoria de comunicação da prefeitura para pedir ajuda.

Leia a nota na íntegra:

A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, no uso de suas atribuições, vem por meio desta informar à população e principalmente àquelas pessoas que fizeram sua inscrição para o Concurso Público, segundo Edital 01/2018, que tomou conhecimento de que um boleto foi hackeado, impossibilitando a efetivação da matrícula.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura foi procurada por uma jovem, que apresentou sua queixa e, com o auxílio da Ascom, enviou uma solicitação (recurso) pelo próprio site da FADECIT (www.gestaoconcurso.com.br), enviando todos os documentos solicitados, inclusive a ficha de inscrição, o boleto e o comprovante de pagamento, e obteve a seguinte resposta pelo seu e-mail:

Prezado (a) candidato (a),

após a análise do boleto e comprovante enviados observamos que: A instituição bancária para o concurso de Lagoa da Prata é a Caixa Econômica Federal. O boleto emitido está com símbolo da Caixa porém o código de identificação pertence ao Santander. Informamos que infelizmente o computador que foi utilizado para a emissão do seu boleto está com vírus que transformou o boleto em um boleto falso. Todas as instituições bancárias possuem um código próprio para identificação de boletos e demais. O código bancário da Caixa Econômica Federal é o 104, observe no número ao lado do símbolo da Caixa no boleto. O número do código do boleto obrigatoriamente deve começar com o número respectivo do código do banco utilizado, que no caso a Caixa é 104. Pode observar que o número do boleto começa-se com 033 código do Santander. O comprovante de pagamento também demonstra que a instituição emissora é o Santander e não a Caixa Econômica que é a nossa real instituição bancária. O vírus mudou o número do código de barras de tal forma que no ato do pagamento o valor caiu na conta do golpista.

Conforme o Edital item: 4.7. A FADECIT e a Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, não se responsabilizam, quando os motivos de ordem técnica não lhes forem imputáveis, por inscrições ou pedidos de isenção não recebidos por falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falhas de impressão, problemas de ordem técnica nos computadores utilizados pelos candidatos, bem como por outros fatores alheios que impossibilitem a transferência dos dados e a impressão do boleto bancário.” Infelizmente o que aconteceu foi um CRIME VIRTUAL – a adulteração de boleto por hackers através de vírus no computador da própria vítima. Ressaltamos que não foram nos computadores da Ascom.
A Vítima foi instruída a registrar Boletim de ocorrência para investigação Policial. Assim em casos de adulteração e fraude em boletos bancários, a pessoa lesada, após ocorrência policial, deve buscar o ressarcimento do prejuízo perante a instituição financeira onde realizou o pagamento. Se não obtiver êxito, a vítima deve buscar as vias judiciais para reparar o dano sofrido. O Município não tem responsabilidade na ocorrência ou apuração do Crime, mas coloca sua Assessoria de Comunicação à disposição para sanar quaisquer dúvidas dos Munícipes e da imprensa.  A lista dos candidatos com a matrícula efetivada encontra-se disponível para consulta na portaria da Prefeitura e também em nosso site: http://lagoadaprata.mg.gov.br/wpcontent/uploads/2018/06/Lista-de-Inscritos-Lagoa-da-Prata-Edital-01_2018.pdf.

Lembramos que seu computador ou smartphone deve ter um leitor de arquivos PDF. Por fim, o Executivo Municipal sente muito pelas pessoas que foram lesadas por estes criminosos virtuais, e repudia tal ação”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?