fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Lagoa da Prata decreta medidas de prevenção ao coronavírus

Dentre as medidas, está o fechamento da praia municipal aos finais de semana para evitar aglomerações.

Foto: Prefeitura de Lagoa da Prata

Após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira (17), a prefeitura de Lagoa da Prata decretou alguns critérios de emergência no combate ao coronavírus. Dentre as medidas, está o fechamento da praia municipal aos finais de semana para evitar aglomerações.  Também ficou decretada a suspensão das aulas na rede pública e privada no município; atividades esportivas, culturais, religiosas, sociais, bem como a suspensão de eventos com mais de cem pessoas.

A campanha prevê a implantação de um canal de comunicação exclusivo do Comitê de Enfretamento ao Covid – 19; a criação de uma central 24 horas com equipe de saúde para informar e orientar quanto ao fluxo de atendimento nos serviços de saúde do município; campanhas, dentre outros. O decreto tem a validade de dez dias. Além disso, alguns setores serão fechados temporariamente e outros terão horários modificados, conforme informou o prefeito Paulo Teodoro. “O decreto atende uma ordem sanitária, essa é uma atitude necessária e preocupante. Isso é questão de saúde pública pra preservar a vida dos lagopratenses. Esse momento é muito crítico e preocupante, estou tomando atitudes necessárias”.

De acordo com o secretário de saúde, Geraldo de Almeida, além dessas medidas, os profissionais da área da saúde estão recebendo orientações para executarem suas funções. “Todos deverão usar máscaras e tomar os devidos cuidados. Esse é o momento que mais precisamos desses profissionais”.

Almeida ainda frisou que essas são as medidas adotadas até o momento, mas que podem mudar de acordo com a necessidade e o avanço de casos no pais.

Para Diogo Chaves, médico e chefe do setor de epidemiologia do município, é muito importante que a população siga as recomendações e orientações feitas pela secretaria de saúde e órgãos competentes. “Isso tudo está sendo feito para preservar a saúde da população, no intuito de diminuir a transmissão do vírus. É muito importante que as pessoas sintomáticas respiratórias  como bronquite, asma, sinusite, usem máscaras e fiquem em casa. Os casos leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas. Já os graves (febre alta, falta de ar), devem procurar a Upa. Procurem o serviço de emergência em casos mais graves”.

Chaves ainda explicou os grupos que devem tomar mais cuidado. “Pacientes transplantados, crianças menores de dez anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de insuficiência renal crônica que fazem hemodiálise e pacientes com câncer. Essa população tem que tomar um cuidado a mais do que a população em geral”.

Outros clubes

Com o objetivo de prevenir a propagação do vírus, outros clubes de Lagoa da Prata também suspenderam atividades no município.

O Umuarama Clube suspendeu nesta terça-feira (17) as atividades para os associados. Conforme a secretaria do clube, academia e sauna não irão funcionar até segunda-feira (23). Não haverá também atividades com professores também como aulas de futebol, natação, zumba, yoga.

A Praça de Esportes também está fechada, e de acordo com a Secretaria de Esportes, a suspensão das atividades é por tempo indeterminado.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?