Prefeitura de Formiga dá início à testagem em massa da população

Prefeitura de Formiga dá início à testagem em massa da população

Prefeitura vai testar a população com o objetivo de identificar a presença do novo coronavírus nas pessoas, mas, principalmente, naquelas que possam estar assintomáticas. Foram montadas tendas em pontos diferentes da cidade para testar a população via drive thru, para quem tem carro e, a pé, para quem não tem. A todo momento as pessoas devem usar máscara e, aquelas que vão a pé, devem manter o distanciamento mínimo de um metro e meio.

A Prefeitura Municipal de Formiga iniciou na manhã desta quinta-feira (4), a testagem em massa da população da cidade para detectar  possível variante da covid-19. Conforme divulgado pela Prefeitura, oito mil testes já estão disponíveis e outros estão sendo adquiridos. Os interessados em ser testados via drive thru ou mesmo se deslocar para o local a pé.

Netwise
Como vai funcionar
O teste utilizado será o Swab Nasal que tem resultado rápido e com 90% de eficácia. Ainda de acordo com a prefeitura, as pessoas que desejam fazer o teste vão responder a um questionário e, dentro do que for respondido, se todos os critérios estiverem enquadrados, será feito teste para detectar o novo coronavírus.
Quatro tendas serão disponibilizadas em três pontos diferentes da cidade. Duas delas, serão instaladas próximo ao Terminal Rodoviário, uma em cada sentido da via, e vai atender exclusivamente em formato drive thru, ou seja, a pessoa interessada vai de carro ao local e é testada dentro do próprio veículo.
Já em relação às pessoas que não têm carro, foi montada uma tenda na porta do Centro Municipal de Atenção à Saúde (Cemas- Rua Bernardes Faria, Centro) ou na estrutura que será montada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próximo à tenda de triagem que já existe para covid-19. O horário de funcionamento é de 08h ás 16h.

A prefeitura ressalta a importância das pessoas usarem máscara a todo o momento,  tanto as que vão fazer o teste pelo drive thru, quanto as que vão a pé – essas por sua vez, devem se atentar ao distanciamento de no mínimo um metro e meio das outras pessoas.

 

Colapso na saúde pública 

Nesta segunda-feira (3), a saúde pública formiguense entrou em colapso devido ao esgotamento de leitos de UTI na Santa Casa. Devido à situação crítica, a prefeitura anunciou a abertura de 15 novos leitos no Setor de Epidemiologia.  Conforme divulgado pela prefeitura, a ação de testagem em massa tem o objetivo de identificar casos de covid-19, até mesmo em pessoas assintomáticas, mas que podem estar circulando e transmitindo o vírus.
“A prioridade é para a população que tem algum sintoma ou aquelas assintomáticas, mas que participaram de festas ou tiveram contato, nos últimos 14 dias, com pessoas que tiveram testagem positiva para covid-19”, afirmou em nota, o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pimentel.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄