fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Arcos alerta sobre abuso sexual de crianças e adolescentes

Foram registradas 19.663 denúncias de violência sexual contra menores em abril.

Reportagem: Karine Pires

A prefeitura de Arcos fez um alerta sobre o Dia Nacional de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes na última segunda-feira (18). A mensagem transmitida no portal do executivo é de uma ação da campanha “Faça Bonito” do Governo Federal.

De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos foram registradas 19.663 denúncias de violência sexual contra menores em abril, por meio do Disque 100. O que significa um aumento de 47% em relação ao mesmo período no ano passado.A maioria dos crimes são praticados por pessoas conhecidas das vítimas.

A ministra Damares Alves destacou na coletiva de imprensa realizada também na data, que a incidência de casos pode ter relação com o isolamento social determinado pelo governo como medida para prevenção da Covid-19.Durante esta coletiva não foi apresentado políticas públicas para combater os crimes de violência sexual, apenas foi reforçado um dos canais de denúncia, o disque 100.

Foto: (Prefeitura de Arcos)

World Childhood Foundation é uma organização criada pela rainha da Suécia no próprio país e tem como objetivo lutar pela defesa dos direitos das crianças. No Brasil, a Childhood Brasil, é uma extensão dessa organização, porém busca a implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei Federal Nº 8.069 criada na década de 90, para promover a proteção dos direitos das crianças e dos adolescente.

Segundo a entidade, há diferentes canais de comunicação para denunciar esse tipo de violência:

Para casos suspeitos de abuso:  Disque 100, Ligue 180,  ou acesse o Aplicativo dos Direitos Humanos do Brasil e a Delegacia On-Line.

Se presenciar ou testemunhar um abuso ou qualquer outra forma de violência contra crianças e adolescentes:
. Disque 190 para Polícia Militar.

Em casos de violências praticadas por meio de redes sociais ou outras plataformas on-line:
  Safernet , Aplicativo dos Direitos Humanos no Brasil e Delegacia On-Line.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?