Prefeitura de Arcos afirma que município está preparado para iniciar vacinação contra covid-19

Prefeitura de Arcos afirma que município está preparado para iniciar vacinação contra covid-19

Conforme a prefeitura, o município conta com 100% de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além das câmaras de armazenamentos que garante a temperatura adequada para conservar a qualidade e eficácia das vacinas.

A aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de duas vacinas para uso emergencial e a notícia da primeira brasileira vacinada contra a covid-19 no Brasil, neste domingo (17), mostra que a vacinação nacional começa em breve. E a Prefeitura de Arcos informou que o município está preparado para iniciar a vacinação.

Conforme a prefeitura, o município conta com 100% de cobertura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que, inclusive, já têm a lista com os nomes dos idosos maiores de 75 anos que devem receber a vacina nesta primeira fase. Ainda serão imunizados moradores que vivem no Lar Pousada dos Berto acima de 60 anos e trabalhadores da área de Saúde.

A relação dos imunizados na primeira fase está no Plano Preliminar de Vacinação para a covid-19, mas pode ser alterada a qualquer momento.

Logística

O Ministério da Saúde irá distribuir as vacinas para a Secretaria de Estado da Saúde. Esta, por sua vez, as encaminhará para a Regional de Divinópolis. Tão logo cheguem a Divinópolis, imediatamente, o Governo de Arcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviará um veículo refrigerado e adequado para trazer aos arcoenses a tão esperada vacina.

Central de vacina

Foto: Prefeitura Municipal de Arcos/Divulgação.

Câmaras de armazenamento de vacinas já existentes em Arcos.

Na gestão 2012-2016, do então prefeito Claudenir José de Melo, Arcos passou a contar com a Central Municipal de Vacinas, na Fundação Municipal de Saúde (Fumusa). Ela foi inaugurada em 22 de junho de 2016.

A Central é composta por câmaras frias para o armazenamento de vacinas, garantindo a temperatura adequada para conservar a qualidade e eficácia delas. A Central também tem um veículo refrigerado e adequado para o transporte e distribuição das vacinas aos UBSs.

As Unidades de Saúde também estão montadas com as câmaras frias próprias para o armazenamento das vacinas.

Pandemia diminuirá gradativamente

A secretária municipal de Saúde, Adalgisa Borges, está otimista em relação ao início da vacinação, no entanto, ela pondera que a pandemia não vai acabar de uma hora para outra. “Não é porque a vacina chegou que a pandemia acabou ou diminuiu. Ela lentamente vai diminuir. Mas não podemos deixar de usar a máscara, o álcool gel, manter o distanciamento social e os isolamentos”. Complementa. “Nesta fase inicial, nós vamos vacinar somente um grupo. O restante da população, se não tomar cuidado, vai continuar se infectando”.

Documentos para receber a vacina

Indiferente de ter ou não o Cartão de Vacinação, todas as pessoas do primeiro grupo vão receber a primeira dose da vacina. “Caso tenha o Cartão é importante levá-lo. Quem não o possuir poderá apresentar Cartão do SUS ou CPF”, esclarece a enfermeira Ângela Margarete, responsável técnica pela imunização no município de Arcos.

Netwise

Ninguém deixará de receber a vacina por não apresentar estes documentos.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄