fbpx
jc1140x200

Prefeito Paulinho critica ausência do deputado Tiago Ulisses após as eleições

Ao debater com empresários sobre a segurança pública, Chefe do Executivo cobrou ações do parlamentar na defesa dos interesses do Município

A segurança pública foi o principal tema debatido entre os empresários e o prefeito Paulo Teodoro durante o 1º Encontro Prefeitura & Empresários, realizado pela ACE/CDL, na quinta-feira (07/04). Os participantes cobraram do Chefe do Executivo a implantação das câmeras de monitoramento, investimentos na Guarda Civil Municipal e articulação junto ao governo do Estado para aumentar o número de policiais militares em Lagoa da Prata.

O editor do Jornal O Papel, Júnior Nogueira, sugeriu a criação de uma comissão entre autoridades, empresários e imprensa para mostrar ao governador Fernando Pimentel a necessidade de aumentar o efetivo da PM. “Em 2013, quando estive com o secretário Daniel de Castro para pleitear o Instituto Federal para Lagoa da Prata, juntamente com o Dr. Otaviano (na oportunidade, ambos ocupavam cargos em comissão na Administração Municipal), ouvimos do secretário que o governo só se move quando vê efervescência, quando vê a comunidade se mobilizando”, sugeriu Nogueira.

O prefeito Paulinho aproveitou a oportunidade e, sem citar diretamente o nome do deputado Tiago Ulisses, criticou a ausência do parlamentar mais votado no município na defesa de questões de interesse da comunidade. “E o deputado da cidade, que vem aqui buscar 10 mil votos, dando tapinha nas costas, some e volta daí a quatro anos? É deles que temos que cobrar. A ponte entre o município e o governo é o deputado. Ele está preocupado conosco? Ele está preocupado com a nossa ponte sobre o Rio São Francisco que está inacabada, prejudicando os produtores rurais, as empresas, as indústrias? Ele não mandou para a cidade nenhum centavo nesses três anos de governo. Esse é o nosso problema. Abrimos Lagoa da Prata para vários deputados e hoje temos parceiros de verdade. Está chegando dinheiro. Agora temos a quem recorrer. Tenho o maior prazer em liderar essa comissão. Vamos montar uma comitiva e pressionar todo mundo”, disse Paulinho, que foi aplaudido pelos empresários.

Deputado Estadual Tiago Ulisses foi o mais votado em Lagoa da Prata / Foto: Arquivo ALMG
Deputado Estadual Tiago Ulisses foi o mais votado em Lagoa da Prata / Foto: Arquivo ALMG

A reportagem do Jornal Cidade enviou um e-mail ontem, às 10h08, ao deputado e sua assessoria para que possam se manifestar sobre as declarações, mas até o momento eles não responderam à reportagem.

O presidente da CDL, Paulo Pereira, em contato telefônico com a reportagem do Jornal Cidade, disse que entrou em contato com o deputado federal Newton Cardoso Júnior, que se comprometeu a ser o interlocutor do Município junto ao governo estadual.

CÂMERAS DE MONITORAMENTO

O presidente da ACE, José Raimundo, questionou o prefeito sobre a demora na implantação das câmeras de monitoramento. “É uma promessa e está em seu plano de governo”, disse Raimundo.

Paulinho argumentou que a Administração vai publicar, em breve, o edital para a contratação dos equipamentos. O processo de compra, segundo o prefeito, se estendeu além do esperado devido à escolha do melhor sistema a ser adquirido. Ele pediu ao chefe do Setor de Licitações, Vicente Amorim, para explicar aos empresários a situação do processo licitatório.

Sistema de câmeras de monitoramento foi testado na Praça de Eventos
Sistema de câmeras de monitoramento foi testado na Praça de Eventos

“O que às vezes parece demora, eu prefiro chamar de cautela. Esse assunto é muito complexo. Esse Olho Vivo é um projeto que o governo doou o sistema para algumas cidades. Mas quando estraga o equipamento, a prefeitura tem dificuldades na reposição, pois são caríssimos. Uma empresa de Lagoa da Prata já passou fibra ótica na cidade e vai trabalhar com esse produto. Hoje já tenho as três cotações necessárias para publicar o edital, que já está praticamente pronto. Queremos fazer um serviço bem feito. A implantação de 15 câmeras fica em torno de R$ 480 mil. A sala de monitoramento fica em torno de R$ 50 mil. Vamos pagar uma manutenção. A empresa contratada, além de treinar o pessoal que vai monitorar, vai trocar todos os equipamentos que derem defeito”, explicou Amorim.

O chefe do Setor de Licitações disse ainda que contará com a parceria do Conselho de Segurança Pública (Consep) e das polícias Militar e Civil para a manutenção dos trabalhos.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Os empresários participantes do encontro cobraram do prefeito investimentos na Guarda Civil Municipal (GMC), item que também consta no plano de governo da Administração Municipal.

Desde a sua criação, a guarda não recebeu investimentos relevantes, tanto no governo Paulinho quanto no do antecessor Divininho. A GMC foi implantada com 20 membros e hoje conta apenas com 13.

O prefeito Paulinho argumentou que faltava à guarda uma regulamentação, atribuições previstas em lei que dessem respaldo para direcionar as ações do governo municipal. “Com a edição da lei 13.022 (de agosto de 2014), agora podemos dar um norte para a Guarda, que poderá ter porte de arma, plano de carreira, etc. Pedi ao departamento jurídico da Prefeitura para avaliar a legalidade de oferecer um curso de tiro feito na academia de Polícia Civil, para que o nossos guardas possas estar armados, para inibir a ação de um vagabundo. Não ampliamos o contingente porque não adianta passar de 13 guardas para 30 se a Guarda Civil não tinha uma atribuição definida”, explicou o prefeito.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?