fbpx
jc1140x200

Prefeito de Moema dirige o maior evento municipalista do Brasil

Foto: AMM

O prefeito de Moema e presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, presidiu entre os dias 19 e 20 de junho o 35º Congresso Mineiro de Municípios. O evento aconteceu no  Mineirão, região da Pampulha. Um dos assuntos mais discutidos foi a ausência do governador Fernando Pimentel, que tem sido alvo de denúncias da Associação Mineira dos Municípios (AMM) por atrasar repasses aos municípios. O vice-governador, Antônio Andrade, que rompeu com o governo em 2016, alertou sobre as consequências da crise no estado afetando o setor privado, e disse que várias empresas estão saindo de Minas por falta de investimentos.

Enquanto tantos municípios passam por transtornos com as dívidas do Governo de Minas, A Prefeitura de Lagoa da Prata parece não ter problemas quanto a isso. Informações não oficiais dão conta de que o governo está em dia com os repasses, afora um pequeno atraso com a Secretaria de Saúde, situação que está sendo considerada ‘sob controle’. Entretanto, a reportagem do Jornal Cidade tentou entrevista com a Secretaria de Fazenda para este assunto, mas não obteve respostas.

Segundo Lacerda, no geral, as prefeituras mineiras enfrentam dificuldades para manter as contas em dia e as dificuldades têm se intensificado, apesar de algumas vitórias na Justiça. “Conseguimos impor que o Estado pagasse parte do que devia. Hoje, a parcela do Imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), que vai para o caixa único do estado está em dia, mas o Governo ainda está devendo muito dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que passa de 1,5 bilhão de reais. E tem outros repasses atrasados também. O governo declarou guerra contra as prefeituras e municípios. Ele fechou as portas e não conversa conosco e está tentando impedir nossos movimentos”, disse.

O secretário de saúde de Lagoa da Prata e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Geraldo de Almeida, esteve no congresso e ministrou a palestra “Assistência farmacêutica, consorciamento, regionalização, ata de registro de preços; remuneração e modelo de atenção,” com o objetivo de demonstrar as normas de prestação de assistência farmacêutica de boa qualidade.

Greve dos profissionais das escolas estaduais

Nas duas últimas semanas, profissionais da educação das escolas estaduais de Lagoa da Prata e região entraram em greve reivindicando o pagamento integral dos salários do mês de maio e a volta do pagamento no quinto dia útil. De acordo com Jaime Alves Moura, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) – subsede Lagoa da Prata, alguns servidores ainda não receberam o salário e muitas escolas da cidade aderiram ao movimento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?