fbpx
jc1140x200

Praia Municipal agora tem cadeiras anfíbias

Foto: Ascom/PMLP

A Praia Municipal está com uma novidade muito especial. Agora pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes poderão aproveitar muito mais o laser da cidade. Foram adquiridas quatro cadeiras chamadas ‘anfíbias’, com rodas específicas para andar na areia e boiar dentro da água.

A aquisição faz parte de um trabalho para melhorar a acessibilidade e a inclusão social de muitas pessoas que precisam de artifícios para se locomover, e os benefícios vão muito além disso. Lourdes Modesto Dias, coordenadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lagoa da Prata diz que a novidade irá ajudar em várias áreas: “A importância começa no sentido fisioterapêutico, pois o contato com a água traz inúmeras vantagens àqueles com mobilidade reduzida, auxiliando na parte motora e também na parte social. Eles poderão passear pela areia, ir até a água e estar junto com as outras pessoas, tendo o direito de viver junto com os outros, isso soma uma série de benefícios”.

Para utilizar uma cadeira anfíbia, basta procurar um dos salva-vidas e assinar um termo de responsabilidade depois de ouvir todas as orientações. Lucas Furtado, salva-vidas na Praia há quase quatro anos, disse que ele e os demais colegas receberam treinamento para garantir segurança aos usuários: “O acompanhante precisar estar junto. Nós iremos passar as instruções de uso, ajudar a fazer o transporte da cadeira convencional para a anfíbia, e outros tipos de apoio. Iremos fiscalizar, por exemplo, nem acompanhante e nem usuário podem ter ingerido bebida alcóolica. É preciso obedecer as especificações de até onde deve ir na água, entre outras recomendações”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?