fbpx
jc1140x200

Pousa em Marte robô Perseverance, feito com participação de engenheiro de Moema

O processo desta expedição espacial com a participação do engenheiro moemense, Ivar Gontijo, vem sendo realizada desde o ano passado. O pouso do robô em Marte foi realizado com sucesso e celebrado pelos profissionais da Nasa. A missão da agência é descobrir se houve vida microbiana no passado no planeta vermelho.

O robô Perseverance, fez seu pouso em Marte na última sexta-feira (20). O robô, foi feito por uma equipe de engenheiros da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), agência norte-americana, na qual, o engenheiro e cientista moemense, Ivair Gontijo, trabalha e que também participou da construção do protótipo. A expedição, que já é considerada histórica, foi feita para descobrir se houve vida no planeta vermelho e além da NASA, outras duas agências espaciais estão envolvidas na expedição.

O pouso foi feito como o esperado e o robô já tirou fotos do local. Confira abaixo algumas imagens divulgadas pela NASA:

Trajeto longo
Nascido em uma família humilde, Ivair não tinha nem a pretensão de conseguir fazer o Ensino Médio. Com muita dedicação, hoje lidera uma equipe de engenheiros na missão a Marte. (Foto: Gizmodo Brasi/Reproduçãol)

O engenheiro de Moema, Ivar Gontijo, contou à redação do Jornal Cidade em uma entrevista feita em agosto de 2020, que foi responsável por um dos instrumentos da cabeça do robô.

 “Eu trabalhei em um dos instrumentos do Perseverance, que é a cabeça do veículo. E é muito bacana trabalhar com o grupo internacional. Tem sido cinco anos que nós trabalhamos nessa área e saber que o instrumento foi todo testado na Terra, tudo perfeito. Agora o instrumento está montado no veículo se movendo a mais de 20.000 km/h se afastando da Terra em direção a Marte”.

A pandemia trouxe mais desafios para a equipe da agência e instituiu o tele trabalho para equipe responsável pelo projeto mas de acordo com Ivair, houve uma estrutura extraordinária que impediu a contaminação dos profissionais.

Pouso em Marte

Vários pontos turísticos dos Estados Unidos homenagearam o momento, iluminando os locais com luz vermelha. Uma animação mostra como foi o pouso em Marte do robô. Confira abaixo:

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?