fbpx
jc1140x200

Japaraíba – Possível expansão de plantio de cana gera reclamações

Moradores querem impedir expanção de plantio de cana em Japaraíba (Foto: Saulo Castro/Divulgação)
Cerca de 700 pessoas assinaram manifesto contra aumento da plantação. Empresa informou que respeita órgãos e desenvolve ações ambientais

A Polícia Ambiental em Japaraíba recebeu denúncias de moradores da cidade, de que pequenos produtores estão limpando terrenos para arrendar para a empresa Biosev, processadora cana-de-açúcar. Temendo por impactos ambientais no Município de cerca de 4.000 habitantes, um grupo se reuniu para manifestar contra a possível expansão do plantio.

De acordo com a Biosev, são respeitadas todas as determinações dos órgãos ambientais e somente é feito o plantio da cana-de-açúcar em locais autorizados e licenciados. A Polícia Ambiental informou que as denúncias serão averiguadas. O órgão também informou que o proprietário tem direito de arrendar a terra, pois o terreno é particular.

Segundo o ambientalista Saulo Castro, que é vice-presidente da Associação Ambientalista dos Pescadores do Alto São Francisco (AAPA), a produção de cana-de-açúcar já ocupa 70% dos municípios de Lagoa da Prata, Japaraíba, Arcos, Luz Santo Antônio do Monte. “Se a empresa realmente levar adiante a expansão do plantio, toda nossa região se tornará canavial e nós perderemos o que nos resta do cerrado”, disse.

Castro ainda informou que a região de Lagoa da Prata, possuía o maior berçário de peixes do Rio São Francisco, porém com a drenagem de mais de 60 lagoas, causada pela usina, a reprodução de peixes caiu.

“O peixe não tem mais para onde se reproduzir, além disso a fauna que existia se perdeu por causa da degradação das lagoas. Fora ainda o desmatamento das matas ciliares. O que aconteceu foi uma catástrofe ambiental, e se a empresa persistir com a expansão de cana na nossa região, será bastante danosa para o meio ambiente, o cerrado, e as lagoas que ainda restam, e principalmente para nossas gerações futuras”, acrescentou.

Plantio de cana-de-açucar em Lagoa da Prata (Foto: Saulo Castro/Divulgação)
Plantio de cana-de-açucar em Lagoa da Prata
(Foto: Saulo Castro/Divulgação)

O grupo de moradores que criou o projeto “Quero Japaraíba Mais Verde” é coordenado por Willian de Moura. Eles estão recolhendo assinaturas de mais moradores para fortalecer o movimento. Até agora, contam com 700 assinaturas. O grupo também criou uma petição online para mobilizar o maior número de pessoas. Um documento com as assinaturas será levado para autoridades da cidade.

Segundo Moura, a iniciativa teve início quando ficaram sabndo do interesse da empresa em arrendar terrenos de pequenos produtores expandir o plantio. “A partir disso um grupo da cidade se reuniu para tentar impedir que o fato se concretizasse. Em Japaraíba diversas lagoas foram drenadas pela usina. Hoje a plantação já tomou o perímetro urbano”, disse.

Moura informou que atualmente grande parte do município é tomado pela plantação de cana-de-açúcar da Usina Biosev, que há décadas exerce atividades na região. Ele informou ainda que no município de Lagoa da Prata, as plantações já tomaram conta de todo entorno da área urbana e a população da cidade sofre os impactos com o mau cheio da vinhaça e o calor intenso.

“O que ocorre é que com a falta de incentivo para se trabalhar e produzir nas terras, pequenos produtores são seduzidos por ofertas de arrendamento de seus terrenos para o plantio da cana-de-açucar e nós não podemos deixar isso acontecer. Matas ciliares da lagoa do Capoeirão e do córrego do Bonifácio, entre outros, já foram danificadas”, afirmou.

Polícia Ambiental
Segundo a Polícia Ambiental as denúncias estão sendo averiguadas, no entanto o proprietário rural é resguardado pela resolução conjunta entre Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Instituto Estadual de Florestas (Lei nº 1905/2013), que dá direito a retirada de 18 metros de lenha para uso dentro da propriedade, como realização de cerca e outras finalidades. Além disso, a polícia ainda informou que o proprietário tem direito de arrendar a terra, pois o terreno é particular.

Movimento

Manifesto feito em rede social contra a expansão do plantio (Foto: Facebook/Reprodução)
Manifesto feito em rede social contra a expansão do
plantio (Foto: Facebook/Reprodução)

Segundo os integrantes do movimento, a intenção é conscientizar a empresa, o Ministério Público e poderes Executivo e Legislativo do município, sobre a importância de se manter as últimas áreas do cerrado existentes em Japaraíba, para que haja um equilíbrio entre a atividade econômica agrícola e a sustentabilidade.

De acordo com Willian Moura, a região possuí potencial de atração de turistas. “Por aqui são realizados diversos campeonatos de montain bike e motociclismo. A região é muito procurada porque é uma das poucas que não se transformaram em canaviais. Queremos mostrar que existem outras alternativas e que é preciso manter o pouco que ainda resta para que no futuro não falte água, tendo em vista que os rios da região já estão bastante degradados com a extração indiscriminada de areia nos seus leitos”, contou.

Segundo a moradora e membro do projeto, Kôka Lopez, as causas ambientais têm sido bastante discutidas e os impactos do homem na natureza já estão se mostrando por todo o planeta.

“A natureza está cobrando tudo aquilo que o homem faz contra ela. As vezes cobra de formas muito dolorosas. Como foi agora em Mariana. Em Japaraíba será o fim de nosso cerrado. Sabemos que o assunto é complexo e a briga é grande, mas estamos dispostos a brigar pelo bem maior que é a água e as árvores”, disse.

Biosev
Em nota a Biosev disse que respeita todas as determinações dos órgãos ambientais, e somente planta cana-de-açúcar em locais autorizados e licenciados. A empresa tem compromisso com o meio ambiente e promove parcerias com associações locais e ainda desenvolve outras ações como, projetos de educação ambiental, plantio de mudas nativas e revitalização das margens dos rios.

Por: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?